Roberto Assaf

0 a 0 sem graça no Maracanã

O que houve de mais surpreendente no empate de 0 a 0 foi a covardia do Athlético, que mostrou satisfação em permanecer 90 minutos na defesa, sem qualquer preocupação em sair da toca, o que pode castigá-lo na partida de volta, dia 17, em Curitiba, pois o confronto continua sem vantagem no placar, e o Flamengo, na prática, mostrou que tecnicamente é superior. Além disso, a equipe do Paraná poderá incorporar auto-suficiência absurda, e oferecer espaços excessivos para o adversário aproveitar.

O Flamengo demorou dez minutos para superar a tensão natural e a forte marcação para colocar o seu jogo em prática. O Athlético, na prática, não apresentava novidade. Povoava o meio e apostava em um erro do adversário para chegar ao gol. O time carioca não sofria sustos, pois o paranaense não acertava contra-ataques, mas também mostrava alguma dificuldade para superar a barreira plantada à frente de Bento.

Mais de 65 mil presentes. Mas no fim, muitas finalizações e empate em 0 a 0 – Alexandre Vidal / Flamengo

O tempo, em uma partida dessas, tem valor distinto. A equipe da casa, que precisa construir resultado, tem pressa, e a preocupação prioritariamente ofensiva, e a visitante só visa atrasar o relógio, o que a deixa mais confortável, pelo menos enquanto não há nenhuma vantagem. Mas é fato que o Flamengo consegue criar oportunidades. E o Atlético só defende. Nada além. No fim do primeiro tempo, o time de Dorival Júnior diminuiu o ritmo, e o de Scolari ganhou um mínimo de espaço para chegar enfim ao ataque. Chutou pela primeira vez ao gol de Santos aos 45 minutos. Mas o Flamengo terá que ser ainda mais intenso para marcar pelo menos uma vez. E o Athlético precisará de maior audácia para não correr tantos riscos.

A equipe paranaense voltou com a mesma estratégia. E a carioca amarrada, quem sabe excessivamente preocupada em transformar a posse da bola em gol, o que facilitava o trabalho do adversário, que se dá ao luxo de cadenciar o jogo, trocando passes, fazendo o tempo passar. Aos 15 minutos, na ânsia de acelerar o processo, o Flamengo lançou Arturo Vidal e Éverton Cebolinha. O Athlético também mexe, mas a postura é igual. Aos 22, Fernandinho fez pênalti em Léo Pereira, mas a arbitragem não tomou conhecimento. O meia puxou a camisa do zagueiro.

Como calculou o time de Scolari, o tempo foi desesperando o carioca, o que ficava evidente no silêncio da torcida. Que não conseguia, a exemplo da equipe, encontrar o caminho da felicidade. Mas, como dito, ninguém saiu vitorioso. E, na teoria, tudo continua igual.

*Este texto não reflete, necessariamente a opinião do Jogada10

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Mirassol lança uniforme especial ‘All Black’ em homenagem ao rúgbi da Nova Zelândia

O Mirassol surpreendeu ao lançar o uniforme especial "All Black". O intuito é homenagear o…

26 de junho de 2024

Menino Gui ‘anuncia’ Philippe Coutinho no Vasco e agita as redes sociais

A espera da torcida vascaína está prestes a acabar, ao menos se depender do pequeno…

26 de junho de 2024

Argentina vence o Chile no fim e avança na Copa América

Foi com muita insistência, mas a Argentina confirmou a classificação para as quartas de final…

26 de junho de 2024

Amazonas vence o Coritiba e se afasta do Z4 da Série B

O Coritiba perdeu a chance de encostar no G4 da Série B. Em duelo realizado…

25 de junho de 2024

Luxemburgo encontra Abel Ferreira e agita a torcida do Palmeiras

A torcida do Palmeiras ficou encantada nesta terça-feira (25). Em sua rede social, Vanderlei Luxemburgo…

25 de junho de 2024

Internacional acerta renovação de contrato com Igor Gomes

O Internacional confirmou nesta terça-feira (25), a renovação de contrato com o zagueiro Igor Gomes…

25 de junho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!