Roberto Assaf

40 minutos com Tite

Você sabia que houve convocação para a Seleção Brasileira que vai disputar dois jogos pelas Eliminatórias? Quando era jovem, e até um pouco mais velho, esse ritual era aguardado com muita expectativa. Quantos jogadores do meu time estarão lá? E dos outros? Será cometida alguma injustiça? Qual será a zebra? Vai dar para formar um time competitivo? Será que o Brasil vai ganhar?

Convocação da Seleção Brasileira para os jogos das Eliminatórias da Copa de outubro. Lucas Figueiredo/CBF

As perguntas eram muitas, as respostas nem sempre convincentes, às vezes satisfatórias, e o dia do jogo era quase sagrado. Na década de 1990, com as muitas transferências para o exterior, a Seleção começou a apresentar times quase inteiros de estrangeiros, pois havia uma teoria, quase lógica: se os caras estão lá fora, em esquadrões da Europa, são melhores e devem ser os protagonistas. E o desinteresse pela equipe, no começo tímido, começou a virar verdade. Nos últimos 10 anos foi sendo absurdamente ampliado, quase restrito à obrigação que a imprensa ainda tem de divulgar os nomes.

Diga rápido, sem consultar nada: quais foram os atacantes convocados nesta semana? Quais são os próximos adversários do Brasil? Não tenha vergonha se não conseguiu responder. Pois o fato é que partidas da Seleção estão praticamente reduzidas a uma meia dúzia de pessoas que dão pouca atenção ao futebol, e vão aos estádios para obter selfies e bater palmas, e normalmente porque receberam convite para ver o jogo ao vivo.

Você verá o próximo jogo? Sabe que dia será? Ficará alegre se o Brasil ganhar ou triste se perder? Qual foi o último compromisso absolutamente empolgante do time? E olha que a Seleção Brasileira ainda conserva dois dados da maior importância. É o único país que esteve em todas as Copas e que foi penta mundial.

Pois é. Restam 11 meses para a próxima. Se você perguntar se o Brasil já está classificado a provável resposta será “acho que sim”. Mas é difícil que nove, em dez pessoas questionadas, diga qual é o local onde a competição será disputada. Não ouvi ninguém, mesmo os fanáticos pelo futebol, falarem em Seleção ao longo da semana. Qual foi o placar da última partida? Você também não sabe. “Acha” que passou na Globo, mas não lembra sequer o adversário.

Ganha a gravação de uma entrevista de 40 minutos do Tite quem responder a todas essas perguntas. Mas terá que acompanhá-la por inteiro.

*As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do site Jogada10.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Compartilhe
Publicado por
Carlos Alberto
Tags: colunas

Posts Recentes

Especial 10 anos do 7 a 1. O que ocorreu com os jogadores da Alemanha após a goleada

A histórica goleada da Alemanha sobre o Brasil por 7 a 1, na semifinal da…

8 de julho de 2024

Artur Jorge não condiciona vitória do Botafogo a ter um jogador a mais

Técnico do Botafogo, Artur Jorge não condiciona a vitória sobre o Atlético-MG por 3 a…

8 de julho de 2024

Hulk diz o que Atlético precisa para encerrar ‘sequência negativa’

Hulk não fez rodeios ao comentar sobre o momento do Atlético na temporada. Após a…

7 de julho de 2024

Renato confirma permanência no Grêmio mesmo em situação complicada

O Grêmio perdeu por 3 a 0 para o Juventude neste domingo (7), pela 15ª…

7 de julho de 2024

Botafogo vence Atlético com autoridade e está a um ponto da liderança

Com uma atuação imponente, o Botafogo derrotou por 3 a 0 o Atlético na noite…

7 de julho de 2024

Athletico acerta com Martin Varini como novo técnico

O Athletico acertou a contratação do uruguaio Martin Varini para o comando técnico. Ele estava…

7 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!