Historicamente, o torcedor do Galo foi chamado pelos seus rivais locais de “a Cachorrada”. Sabidamente, um dos estereótipos do mineiro é de ser mais que pontual, já que, não perde um trem e fica na estação esperando, bem antes, para não dar chance ao azar de perder a viagem.

Pois é! A cachorrada já está no portão. O dono parece estar em uma viagem de dois meses, deixou água, alguém de confiança alimenta os bichanos, mas nem só de angu ou ração vivem os caninos. É perceptível que quando o carro do dono está na esquina de casa, a cachorrada já se atiça, é saudade.

Após uma sequência incrível de 18 jogos sem perder no Brasileirão 2021, iniciada contra o Atlético-GO e terminada com o mesmo time, o Dragão, o Galo coleciona números contundentes e inquestionáveis:

1. Invencibilidade – 18 jogos invicto (14 vitórias e 4 empates).

2. Série de vitórias – Nove vitórias consecutivas (recorde no BR de pontos corridos junto do Internacional em 2020).

3. Melhor defesa do Brasileirão 2021 – Com apenas 24 gols sofridos em 34 jogos, o sistema defensivo do Atlético de 2021 é a sua “cozinha” mais coesa do primeiro quarto do século XXI. São 41 gols sofridos em 69 jogos, numa média de apenas 0,59 gols sofridos por jogo – Mas mais que os números, cabe perceber como os blocos do Galo são conectados e comprometidos desde o ataque. O Atlético estancou a “sangria” de uma deficiência histórica. Cuca foi o professor que evoluiu e gerenciou tática e pessoas num elenco que não foi por ele montado.

4. Recordes de triunfos – Galo já tem seu maior índice de vitórias com folga no século 21. São 47 triunfos, inclusive, podendo superar o Flamengo de 2019 que teve 49, já que, joga ainda mais seis vezes até o fim do Brasileirão e Copa do Brasil.

5. Rendimento superior ao Flamengo de 2019 – Com 74,87% de aproveitamento na temporada até a presente data, o time comandado por Cuca pode superar o rendimento do Flamengo em 2019 que foi de 73,42%. Vale lembrar que o ano referido foi excepcional para o time carioca que ganhou (Libertadores, Brasileiro e Carioca).

Observação: no Campeonato Brasileiro o Flamengo não será superado pelo Atlético, pois o time da Gávea fez 90 pontos em 2019 e o Galo pode alcançar 87. Porém, na temporada, o Galo pode superar o aproveitamento do time de Jorge Jesus.

6. O artilheiro do Brasileirão é Hulk, com 15 gols – Mesmo sendo o artilheiro, o atacante atleticano tem 7 assistências, contribuindo diretamente em 22 gols dos 55 tentos do Galo na competição nacional, ou seja, 40% das bolas na rede do Galo devem-se ao “herói verde”.

7. Visitante inóspito e ataque “porreta” – “Nem todos os quesitos é preciso ser o melhor, mas se você tiver uma defesa boa, um segundo melhor ataque e vencer partidas fora, você tem chance de chegar ao final brigando para ser campeão, Cuca na coletiva de pós-jogo contra o Inter ainda na quarta rodada.
O Atlético tem o segundo melhor ataque da competição com 55 gols e é o segundo visitante mais “intragável” da competição com oito vitórias e 29 pontos, um a menos que o Flamengo.

Com todo o exposto acima, o Galo vive equilibrado, coeso e é contundente. O time de Alexi Stival possui narrativa coerente e está nas últimas quatro frases de conclusão da redação.

Voltando à cachorrada, então: ela lambeu várias feridas, deixou para lá os maus resultados do dono em dias ruins ao voltar para a casa, mas ela é isto… Ela já está no portão, esperando, para abraçar o seu Atlético de cada dia. Esta é a Cachorrada que sempre foi ao portão para buscar o Galo. Ela queria te ver sem saber o que tinha, bastava o alvinegro adentrar ao gramado. Podia chover ou esfriar, podia ser na zona de rebaixamento ou nas doloridas eliminações, podia estar triste ou feliz, se não fechasse o portão a Cachorrada lá estaria. O preto junto com o branco. Sempre ao seu lado, até depois do depois, este é e foi o caminhar, mas…

O Galão virou a esquina e chegará desta vez cheio de presentes, o alvinegro chegou em frente ao portão e a Cachorrada já está lá, sorrindo, agoniada, faltando destrancar o portão da catarse, de um dos maiores elencos da sua memória.

O Galo está em frente ao portão da vitória. Quem não quiser aceitar, senta e chora! A cachorrada não perdeu o trem da história.

Toc Toc!

*As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do site Jogada10.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários