Após dois meses de espera desde a classificação para a final, Flamengo e Palmeiras decidem a Libertadores da América neste sábado, em Montevidéu. Num duelo cercado de enorme expectativa, os dois times não estão em seus melhores momentos na temporada.

O Rubro-Negro de Renato Gaúcho já apresentou um futebol mais atraente, sobretudo pouco depois da chegada do treinador. Porém, enfrenta agora vários questionamentos, principalmente pela fragilidade defensiva que tanto incomoda a torcida. O Verdão de Abel Ferreira tem um estilo mais conservador e previsível, mas há pouco teve bela sequência no Brasileiro e voltou a perder fôlego nos últimos jogos, apesar de poupar jogadores.

Os dois elencos contam com atletas de enorme qualidade, capazes de desequilibrar em um lance, o que torna a decisão mais imprevisível. Se tivéssemos a convicção de que veríamos em campo o melhor das duas equipes, o Flamengo seria favorito. Isso mesmo sem levar em conta o avassalador retrospecto recente. Desde 2017, o time carioca não perde para o paulista. No período, são cinco vitórias e quatro empates. No entanto, numa final, ainda mais em jogo único, tudo está aberto.

A certeza é que Flamengo ou Palmeiras sairá da capital uruguaia com o tri da Libertadores da América e com o seu treinador comemorando bem mais do que o título. Já o perdedor terá que encarar a decepção e as cobranças dos torcedores por uma temporada que será vista como um retumbante fracasso. Muito estará em jogo em Montevidéu.

*As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do site Jogada10.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários