No futebol, tudo é possível, como foi possível observar hoje à noite em Ibagué, interior da Colômbia. O Flamengo venceu o Deportes Tolima por 1 a 0, em partida na qual Andreas Pereira saiu como herói e capitão. Foi possível observar um estádio com público mediano, sem agressividade, e um oponente jogando um futebol sem muita imaginação e ambição, a exemplo do time carioca, que fez um gol improvável, o que já foi um exagero para um espetáculo sem emoção.

Dois destaques: Santos, com duas boas intervenções, e Léo Pereira, sem erros, e mais, evitando o empate aos 28 minutos, em cima da linha. Para a felicidade geral da Nação, foi o último jogo do outro Pereira, o fenômeno belga, com a camisa vermelha e preta. Será um alívio vê-lo no Fulham.

Assaf, colunista do Jogada10, não aprovou a passagem de  Andreas Pereira com a camisa do Flamengo – Daniel Munoz / AFP  via Getty Images)

O Flamengo começou bem, tocando a bola, criando próximo da meta adversária, tomou um gol – Caicedo estava em posição irregular – e fez 1 a 0 com um belo chute (a favor) de Andreas Pereira, aos 18 minutos, de fora da área. A partir dos 20, não viu mais a cor da bola, oferecendo chances ao Tolima, que não soube aproveitar. Na realidade, o Flamengo viveu situações bem distintas no primeiro tempo. Se tivesse vencido por dois gols não seria exagero. E se o time colombiano tivesse virado – o lado esquerdo da defesa rubro-negra dava muito campo – também não. Impossível fazer alguma previsão para a etapa derradeira.

Lá e cá, aos 11 minutos, o time carioca trocou Diego, com amarelo e sem gás, por Ayrton Lucas, que não era lateral, meia e nem ponta, sem definir posição, mas pareceu, pela lentidão, que o objetivo era o de diminuir o ritmo do adversário e, quem sabe, acertar um contra-ataque. Aos 20, a bola não saía dos pés do Tolima. Lucas Silvestre providenciou novas mudanças, lançando Lázaro e Marinho, pois o Flamengo não chegava mais à frente. E como a equipe local tinha o domínio, mas não criava problema, fez, aos 31, duas substituições. Com as várias mexidas, lá e cá, o Flamengo ganhou maior espaço, mas errava o último passe.

Como a mediocridade era geral, a coisa ficou como estava, e o Flamengo ficou em excelente condição para a volta, no Maracanã.

*Este texto não reflete, necessariamente a opinião do Jogada10

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram Facebook.

Comentários