Desde que fez sua estreia nesta edição da Série B, o Vasco não conseguiu fincar posição no pelotão da frente. Nas oportunidades que teve de entrar no G4, a equipe vacilou e, ao fim do turno, somou apenas 28 pontos, número bem abaixo das campanhas de 2009, 2014 e 2016.

Cruz-Maltino foi derrotado em casa pelo Londrina no encerramento do turno – Rafael Ribeiro/Vasco

Na semana passada, o técnico Lisca projetou 64 pontos como o número mágico para o acesso. Com a rotina de perde e ganha, porém, o Cruz-Maltino fechou o turno abaixo da metade da pontuação que precisa.

Em comparação com o desempenho das outras três edições disputadas pelo Vasco, a campanha de 2021 é a de menor rendimento. O exemplo do Cruzeiro, que permaneceu na Série B ppr mais uma temporada, liga o alerta na Colina.

Em 2009, o Cruz-Maltino encerrou a primeira metade com 39 pontos (11 vitórias, seis empates e duas derrotas), concluindo as 38 rodadas com 76 pontos em sua melhor campanha na Série B.

Cinco anos depois, o cenário era parecido com o atual: o Vasco ficou fora do G4 ao fim do primeiro turno. No entanto, o clube contabilizou 32 pontos, com oito vitórias, oito empates e três derrotas. A diferença para os quatro primeiros era de apenas um ponto e, no fim, o acesso veio com 63 pontos e o terceiro lugar na tabela.

Em 2016, o clube carioca fez os mesmos 39 pontos de 2009, porém quatro à frente do vice-líder. Foram 12 vitórias, três empates e quatro derrotas no primeiro turno em uma campanha final que teve 69 pontos com a terceora posição e mais uma vez o acesso garantido.

Siga o Jogada10 nas redes sociais, TwitterInstagram e Facebook.

 

Comentários