Neste sábado (3), Abel Ferreira terá pela frente mais uma vez o Red Bull Bragantino de Maurício Barbieri, agora pela 25ª rodada do Brasileirão. A partida, que ocorrerá às 19h no Estádio Nabi Abi Chedid, marcará o embate entre os técnicos com os trabalhos mais longevos na Série A. Entretanto, vivem momentos opostos, já que o Palmeiras é o líder isolado, com 50 pontos, enquanto os donos da casa aparecem na 11ª posição, com 31.

O treinador português chegou ao Verdão no fim de outubro de 2020 e fez sua estreia ocorreu no começo de novembro. Próximo de completar dois anos de clube, Abel é visto como intocável pela diretoria. Afinal, conduziu os palmeirenses a duas decisões de Libertadores, faturando o título em ambas, e ainda faturou a Copa do Brasil. Mas seu melhor desempenho ficou para a atual temporada.

Abel Ferreira durante jogo contra o Fluminense, no sábado passado, no Maracanã – Cesar Greco / Palmeiras

Por mais que o vice-campeonato mundial em fevereiro entre nas contas de 2021, Abel teve a oportunidade de enfrentar o Chelsea na decisão. Estudioso ao extremo e com mais tempo de casa, desenvolveu conceitos após a experiência de encarar um grande europeu para implementar um padrão de jogo que tornou o Palmeiras um time complicado de ser batido.

Abel manteve resultados consistentes

Tanto que no decorrer de 2022, os bons resultados continuaram. Assim, o Palmeiras conquistou o Paulistão, a Recopa Sul-Americana e lidera o Brasileirão com sete pontos de vantagem para o Flamengo, atual segundo colocado.

Partida contra o líder pode ser divisor de águas para time de Maurício Barbieiri – Ari Ferreira / Bragantino

Maurício Barbieri, por sua vez, está em Bragança Paulista desde setembro de 2020. Recuperou o futebol do Massa Bruta, que ocupava a zona de rebaixamento, na 17ª colocação, após sete partidas, e levou a equipe do interior ao décimo lugar após a última rodada. Assim, alcançou uma vaga na Sul-Americana em 2021, torneio no qual foi finalista. Mas perdeu para o Athletico-PR.

Contudo, na atual temporada, o Red Bull Bragantino surpreendeu negativamente. Afinal, perdeu performance e  acabou eliminado precocemente na Copa do Brasil e na fase de grupos da Libertadores. Pelo Brasileirão, foram apenas oito vitórias em 24 partidas até o momento. Apesar disso, a direção do clube manteve o treinador.

O embate deste fim de semana entre Abel Ferreira e Maurício Barbieri pode significar um divisor de águas para os donos da casa. Enquanto isso, um triunfo alviverde aproxima ainda mais o time da capital do título ainda inédito na ‘era Abel’.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram Facebook.

Comentários