O Palmeiras encara o São Paulo, nesta quinta-feira (14), às 20h, no Allianz Parque, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, precisando inverter o placar feito no Morumbi, quando o Verdão foi superado pelo Tricolor por 1 a 0. Será a 14ª oportunidade que Abel encontra o Soberano, o dobro de vezes que enfrentou os demais rivais desde que chegou ao Brasil.

São Paulo é pesadelo tático de Abel Ferreira no Palmeiras – Cesar Greco/Palmeiras

E o São Paulo costuma ser uma verdadeira dor de cabeça para o Palmeiras. Em seu livro, “Cabeça fria, coração quente”, Abel Ferreira descreve o Tricolor Paulista como o adversário mais complicado de se enfrentar por conta de sua imprevisibilidade. Ele citou o duelo da Libertadores de 2021, nas quartas de final.

“O São Paulo já tinha atuado de várias formas contra nós, quer com linha de cinco (mais frequente) quer com linha de quatro (menos frequente), isto é 3-5-2/3-4-3 e 4-2-2-2/4-3-3 respectivamente. Assim, nossa equipe técnica trabalhou muito a abordagem aos possíveis cenários do rival”, disse o treinador em um dos trechos do seu livro.

Naquele momento, Abel já tinha enfrentado o São Paulo seis vezes e ainda não tinha saído com a vitória. No livro, ele conta que teve que pensar em algo totalmente diferente para surpreender o Tricolor Paulista e avançar na Libertadores.

“Devido à análise que fizemos de todos os jogos contra o São Paulo, concluímos que praticamente nenhuma das ideias ofensivas que utilizamos nesses encontros tiveram sucesso. Por isso, procuramos mudar e apresentar algo diferente,” escreveu Abel.

E não é para menos a preocupação do comandante palestrino. Em 13 Choques-Reis desde a chegada de Abel Ferreira, foram cinco vitórias do São Paulo, quatro triunfos do Palmeiras e outros quatro empates. Comparando com os rivais, o treinador português nunca perdeu para o Santos e só saiu derrotado contra o Corinthians em uma oportunidade.

O Palmeiras precisa vencer por dois gols de diferença para avançar na Copa do Brasil. Vitória por um tento de diferença leva o jogo para os pênaltis. Empate classifica o São Paulo.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários