Abel Ferreira, do Palmeiras, foi premiado com o troféu Quinas de Ouro, a mais alta honraria concedida pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a treinadores do país. Afinal, em razão de seus compromissos com o clube brasileiro, o técnico não pôde comparecer à entrega do prêmio em cerimônia realizada nesta terça-feira (20), em Lisboa.

Leila Pereira, Abel Ferreira e Helder Postiga na Academia de Futebol – Fabio Menotti / Palmeiras

Dessa forma, Abel recebeu o troféu das mãos do ex-atacante Helder Postiga, atual diretor da FPF. Ao lado do compatriota e da presidente Leila Pereira, de quem ganhou uma camisa personalizada do clube, o ex-jogador aproveitou para conhecer a Academia de Futebol.

“Quando olho para este troféu, penso nos meus jogadores e em todos que me ajudaram a chegar a este nível. Afinal, foram eles quem me fizeram ganhar títulos e sabem do respeito e admiração que tenho por cada um”, disse Abel.

“Gostaria de dividir esta premiação com a torcida palmeirense e com todos que trabalham pelo clube e contribuem com a sua excelência. Deixo também uma palavra de agradecimento à Federação Portuguesa de Futebol por essa distinção. Como já disse várias vezes, a gratidão é a memória do coração”, acrescentou.

Troféu Quinas de Ouro entregue a Abel Ferreira – Fabio Menotti / Palmeiras

Dentre os condecorados com o Quinas de Ouro estão outros dois portugueses com títulos internacionais na última temporada: José Mourinho, campeão da Conference League pela Roma, da Itália, e Leonardo Jardim, que faturou a Liga dos Campeões da Ásia no comando do Al-Hilal, da Arábia Saudita.

Abel Ferreira acumula prêmios

Esta não foi a primeira vez que Abel recebeu uma homenagem de seu país em razão de seu trabalho no Palmeiras. Em maio, foi escolhido o melhor técnico português no exterior pela Associação de Jornalistas Esportivos de Portugal. Em março de 2021, já havia sido condecorado pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique – um reconhecimento aos serviços prestados pelo profissional à imagem do país.

Abel pretende cumprir contrato até 2024 com o Palmeiras, principalmente após a mudança de sua família para o Brasil no meio deste ano. Recentemente, descartou o interesse do Brighton, da Inglaterra.

Abel Ferreira, ao lado de Helder Postiga, na Academia de Futebol – Fabio Menotti / Palmeiras

Desde que chegou ao Brasil em 2020, Abel Ferreira registra 151 partidas à frente do Verdão. Ele soma 87 vitórias, 33 empates e apenas 31 derrotas. Foram, ainda, 248 gols a favor e 121 contra, além de cinco títulos: duas Libertadores, uma Recopa Sul-Americana, uma Copa do Brasil e um Campeonato Paulista.

Comentários