O treinador Abel Ferreira vem se saindo muito bem desde que chegou ao Palmeiras. Em campo, conseguiu armar um time muito eficaz. Fora, nas coletivas, dá um show com suas opiniões diretas e frases de impacto bem colocadas. Foi assim após o 3 a 0 sobre o Libertad-PAR, nesta terça-feira, no Allianz Parque, que classificou o time para a semifinal da Libertadores. O J10 separou algumas:

Abel Ferreira  cai como uma luva no Palmeiras – Cesar Greco/Palmeiras

“Quando se tem jogadores com mente aberta e coração quente é tudo mais fácil”

“Minha função enquanto treinador é dar aos jogadores a certeza daquilo que eles têm de fazer em campo. O resto, quem chuta, quem joga, quem pensa,  defende, ataca… são eles. Quando cheguei ao Palmeiras, disse que precisava mais dos jogadores do que eles de mim, pois não teríamos tempo de treino, teria muita instrução audiovisual. Mas quando se tem jogadores com mente aberta, coração quente e vontade e aprender é tudo muito mais fácil. Portanto, mérito para meus trinadores.

“Detesto quando se desrespeita um adversário”

“Não concordo em passar a imagem que nossos adversários são sempre mais fracos. Se eles chegaram nas quartas da Libertadores, na semifinal da Copa do Brasil, é porque tem qualidades. Eu detesto quando se desrespeita um adversário. Temos de respeitar todos. Não temer nenhum e respeitar 100% os adversários.”

 

“Se nem o Pep e nem o Klopp prometem títulos, eu também não posso prometer”

Estou muito longe da capacidade que Guardiola e Klopp têm. E mesmo eles,  um ano são campeões e, no outro ano, ficam 20, 30 pontos atrás. E são os dois melhores do mundo. A única coisa que prometo e meus jogadores é todos os jogos é impor nosso jogo, ser uma equipe solida e lutar todos os jogos seja onde for contra quem for para vencer.”

 

“Nosso Maior Adversário está dentro de cada um de nós”

“Tenho uma forma de trabalhar: não nos comparamos com ninguém, pois pensar assim não leva a lugar nenhum. Nosso maior adversário está dentro de cada um de nós. Temos de ter a convicção e trabalhar a cada dia treino e jogo e sermos individualmente melhor.  Se eu melhoro meu lateral, meu atacante eu tenho certeza que a minha equipe vai ser a melhor. Procurar ser melhor hoje do que fomos ontem.”

 

“Para ganhar títulos temos de ter a melhor defesa”

“A primeira coisa que disse para os meus jogadores é que para ganhar títulos teríamos de ter a melhor defesa. É a história que diz isso. Muitas vezes as pessoas falam da forma como atacamos e eu falo da forma como defendemos. Na forma como somos sólidos a atacar pois no momento que atacamos começamos a preparar  a nossa defesa. Um compromisso de correr para frente a 100km e para trás a 200km. Enquanto estivermos com nessa atitude certamente estaremos muito mais próximos da vitória.”

 

Comentários