Na noite desta sexta-feira (3), aconteceu a festa dos 70 anos de Zico, o maior ídolo da história do Flamengo. Cerca de 500 convidados compareceram ao Jockey Club do Rio de Janeiro, na Gávea, próximo à sede rubro-negra. A festa de gala ganhou o nome de ‘Baile de Ga10’. O JOGADA10 esteve no local e acompanhou em tempo real todos os detalhes da comemoração e das homenagens ao Galinho de Quintino. Confira!

Chegada de Zico

Zico chegou à sua festa por volta das 20h30. Junto da família (esposa, três filhos e sete netos), ele posou para fotos no tapete vermelho e, posteriormente, falou com a imprensa. O Galinho agradeceu, sobretudo, ao Flamengo pelas homenagens e também pela oportunidade de começar e trilhar sua carreira no futebol:

Zico e família chegam à festa dos 70 anos do Galinho, no Jockey Club – Lucas Bayer/Jogada10

“É muito gratificante. O Flamengo sempre esteve me homenageando, a própria torcida, no dia a dia, também. Cada um que você encontra na rua, que te pede um autógrafo, para assinar uma camisa, tirar uma foto… É sinal de que você deixou alguma coisa marcada na história. Então, sempre serei muito grato ao Flamengo, que me deu a oportunidade de ser quem eu sou no futebol. E uma coisa muito importante foi poder estar jogando pelo clube do meu coração. Meu pai ensinou todos os filhos a serem Flamengo, então é bom demais poder ter participado das maiores conquistas da história do clube”.

‘Chegar aos 70 anos é uma dádiva de Deus’

Ainda falando com os jornalistas, Zico destacou sua alegria por chegar a sete décadas de vida. O maior artilheiro e segundo jogador com mais partidas com a camisa do Flamengo ainda é um homem ativo. Afinal, ele é dirigente do Kashima Antlers, do Japão, onde jogou nos últimos três anos de sua carreira. Mas um problema no quadril atormentou o Galinho nos últimos dois anos. Ele ressaltou a superação deste mau momento como algo positivo ao chegar aos seus 70 anos:

“Acho que chegar a essa idade é uma dádiva de Deus. Fico feliz por estar saudável, apesar dos momentos de dificuldade que vivi nos últimos anos. Mas estar em pé, legal, podendo brincar e fazer todas as coisas com os meus netos, é fantástico. E também por chegar a essa idade escolhendo o que eu posso fazer. Mesmo que seja intenso, agora eu faço aquilo que eu gosto. Faço o que que quiser, na hora em que eu quiser, assim eu escolho os meus trabalhos. São poucas as pessoas que podem fazer isso. Trabalhei muito desde os 14 anos, então acho que Deus, agora, me deu uma folguinha”.

Italianos marcam presença em homenagem

Um grupo de 13 italianos comparece à festa de Zico para homenageá-lo. Eles são torcedores da Udinese, clube em que Zico atuou entre os anos de 1983 e 1986. Todos chegaram juntos ao Jockey Club e estenderam uma grande faixa em que se lia: “Údine e Friuli honram o seu rei. Parabéns, Zico”. A saber, Údine é a cidade da Udinese e Friuli é o estado italiano em que ela se localiza.

Italianos posam com cachecois e flâmula em homenagem a Zico – Lucas Bayer/Jogada10

Os italianos ainda mostraram a flâmula de um time de futebol que fundaram, em 1984, em homenagem ao Galinho. O Udinese Club Arthur Zico fica no bairro de Orsaria, em Údine, e ganhou esse nome devido à grande idolatria que os torcedores tinham por Zico. O craque, aliás, marcou 30 gols em 54 partidas pelo clube.

“Zico foi o maior jogador da Udinese em todos os tempos. Estamos muito felizes por estarmos aqui hoje para comemorar o grande ‘Galo'”, disse um dos torcedores.

Italianos também parabenizam Zico com uma grande faixa – Lucas Bayer/Jogada10

Presenças ilustres no baile do Galo

A festa em homenagem a Zico conta uma série de presenças ilustres, nesta sexta-feira (5). Entre os ex-jogadores, estão no baile ex-companheiros do craque, como Adílio, Raul Plassmann, Jorginho, Júlio César Uri-Geller, Zinho e Jayme de Almeida. Este último, aliás, foi o primeiro técnico do CFZ, clube fundado pelo próprio Galo, em 1997. O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, também foi convidado, assim como o ex-dirigentes Kleber Leite e George Helal.

Raul Plassmann e família na chegada ao Jockey Club, na Gávea – Lucas Bayer/Jogada10

“Eu sempre fico pensando ‘o que vou falar do Galo?’. Falar que algo que case ocm ele, com a magnitude dele… a única coisa que posso dizer é que vocês deveriam ter visto ele jogando, no caso, quem não viu. É um presente para todos. Eu fui um privilegiado de ter visto o Zico mais de perto do que qualquer outro durante muito tempo. Aquele time magnífico de 81… O Flamengo teve muitos grandes times, fantásticos, mas aquele foi muito especial porque tinha ele, tinha o Zico”, homenageou Raul.

Mas há também convidados ilustres em outras áreas. Os jornalistas Eraldo Leite, Leda Nagle e Vitor Sérgio Rodrigues estão na festa. Além disso, o jogador de basquete Marcelinho Machado, o cantor Ito Melodia e o humorista Maurício Manfrini também já tinham chegado ao local até pouco antes das 21h30. Mas ex-jogadores do Flamengo que não atuaram ao lado de Zico, como Juan e Deivid, também foram à festa.

Minutos depois, foi a vez de Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, adentrar ao local.

Rodolfo Landim, presidente do clube, marcou presença ao lado de outros dirigentes do Rubro-Negro – Lucas Bayer/Jogada10

“Muito feliz dele ter me convidado. Meu ídolo máximo e da história do Flamengo. Temos de celebrar esses nossos ídolos, e em particular, o Zico, que é completamente fora de série. Vamos comemorar porque é o que a gente precisa. Zico não é um jogador para nós. A gente comemora Natal, ele é o nosso deus. Então estou muito feliz de estar aqui”, disse o mandatário rubro-negro.

Filipe Luís, que se recupera de lesão, esteve na festa de Zico e não fugiu das perguntas sobre seu retorno aos gramados e o momento ruim da equipe neste começo de temporada.

“As primeiras semanas foram de recuperação. Já passou. Agora, nesta semana, voltarei a fazer o trabalho de campo para poder voltar bem fisicamente e ter uma sequência de jogos. Nesse momento atual, é silêncio e trabalho. É o que esse grupo está fazendo agora. O caminho é esse. Se as coisas não aocntecem da forma que a gente, aí é que devemos trabalhar mais e mais. Esse é o único jeito para as coisas ocmeçarem a andar”, destacou o lateral-esquerdo.

Zico e Júnior posam em encontro de ídolos rubro-negros – Lucas Bayer/Jogada10

Por volta das 21h45, Júnior, um dos grandes amigos de Zico, chegou ao lado de sua esposa.

“Sou meio suspeito para falar. A gente se conhece desde quando ele tinha 14 e eu 13 anos… começamos no salão, passamos pelo campo e terminamos na praia. Não precisa mais nenhum motivo para eu poder estar aqui. É a maior satisfação não apenas pelos 70 anos, mas pela amizade que existe entre as famílias”, afirmou Júnior.

Pouco depois das 22h, chegaram o comentarista Caio, da TV Globo, além de Djalminha e Bebeto, que atuaram ao lado de Zico, e o zagueiro Rodrigo Caio, do time atual. Bruno Spindel, diretor executivo de futebol do Flamengo, também marcou presença.

Bebeto foi mais um a prestigiar o Galinho – Lucas Bayer/Jogada10

“O Galinho foi aquele cara que foi um exemplo a seguir, a referência. É procurar seguir essas pessoas que foram grandes jogadores de futebol e fora do campo um exemplo para todos”, frisou Bebeto.

Everton Ribeiro foi outro que comentou a respeito da fase do Rubro-negro nas quatro linhas.

“Ninguém esperava essas derrotas. Para um começo de trabalho a gente sabe que dificulta, mas a gente tem total confiança no trabalho. estamos em evolução, sentindo melhores. Temos um clássico pela frente e estamos nos preparnado bem para esse jogo. O Vítor está mostrando bem o que ele quer para fazermos da melhor maniera e poder vencer para seguir o rumo das vitórias”,  apontou o meia.

Léo Moura, ex-jogador do Rubro-Negro, também deixou suas palavras de carinho ao seu ídolo dos gramados.

“Zico é inspiração. Contar para os meus filhos o que aconteceu comigo. Ter virado atleta do Flamengo, ter jogado por dez anos e entrar para a história do clube . Falando diretaemnte, a gente sempre esrou um dia ser como ele, um ídolo na Nação. Então a gente sempre torou ele como parâmetro”, destacou o ex-jogador.

A imprensa teve acesso à cobertura do evento até às 23h. Mas a festa em homenagem a Zico, ao que parece, não tem hora para acabar. Parabéns, Galinho!!!

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários