Futebol Internacional

Acredite se quiser: Costa do Marfim na final da Copa Africana!

Costa do Marfim e Nigéria farão a final da Copa Africana de Seleções-2024. Nesta quarta-feira (7/2), a seleção marfinense, anfitriã da atual edição do torneio, venceu a República do Congo por 1 a 0, gol de Haller (um dos destaques do Borussia Dortmund). O jogo foi no Estádio Olímpico de Abidjã, nesta quarta-feira (7/2). Com o triunfo, se qualifica para a decisão de domingo, no mesmo estádio. Os marfinenses vão em busca do tri, pois venceram em 1992 e 2015. Já a Nigéria (que venceu a África do Sul  nos pênaltis na outra semifinal) vai atrás do tetra. Ganhou em 1980, 1994, 2013.

Jogadores da Costa do Marfim celebram o gol de Haller que garantiu a vaga da seleção na final da Copa da África – Foto: Franck Fife/AFP via Getty Images

Milagres existem

Curiosamente as seleções integraram o Grupo A da fase de grupos. Mas estar na final era um sonho que parecia  impossível para os marfinenses no fim da última rodada da fase de grupos. Afinal, levaram de  4 a 0 de Guiné Equatorial, ficaram em terceiro no Grupo A. Mas avançaram  como o quarto melhor terceiro.

Mas aí o técnico Jean-Luis Gasset foi demitido e entrou o interino Emerse Faé. Nos mata-matas, a seleção foi avançando. Eliminou Senegal (atual campeão) nos pênaltis. E venceu de forma inacreditável a seleção de Mali. Afinal, a Costa do Marfim perdia por 1 a 0, com um jogador a menos, e ainda e viu o rival perder um pênalti. Mas empatou nos acréscimos no último lance. Depois, nos acréscimos da prorrogação, se garantiu na final vencendo por 2 a 1. Enfim, nesta semifinal, nesta quarta-feira, fez o seu melhor jogo na competição.

Costa do Marfim merece vencer

O jogo começou à feição de Congo. Que nos dez primeiros minutos teve três ataques, fez o goleiro Yahia Fofana fazer grande defesa e marcou um gol, anulado por falta no goleiro. Mas, depois dos dez minutos, o jogo ficou equilibrado, com Adingra e Haller perdendo gols feitos para a Costa do Marfim e Wissa desperdiçando para o Congo.

No segundo tempo, a Costa do Marfim teve maior volume e chegou ao gol, aos 20 minutos. Após cruzamento de Gradel, Haller pegou de voleio, meio sem jeito, mas a bola bateu no gramado e enganou o goleiro M’Pasi. Pouco depois, Haller teve a chance de ampliar. Livre, se aproximou da área e tentou encobrir o goleiro, que saía em desespero em seu encalço. Mas bateu para fora. Nos minutos finais Congo tentou o empate, deu espaços para os donos da casa. Mas o placar seguiu inalterado.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Cuiabá fica no empate com o Garcilaso. Vai à repescagem na Sul

O Cuiabá foi guerreiro, buscou muitas chances, mas teve de se contentar com o 1…

15 de maio de 2024

Palmeiras vence o Del Valle e se garante nas oitavas da Libertadores

O Palmeiras venceu o Independiente Del Valle por 2 a 1, nesta quarta-feira (15), no…

15 de maio de 2024

Flamengo atropela e ganha vida na Libertadores

O Flamengo segue vivo na Libertadores. O Rubro-Negro deixou de lado as críticas pelos últimos…

15 de maio de 2024

Santos vence a Ponte Preta e reassume a liderança da Série B

O Santos venceu a Ponte Preta por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (15)…

15 de maio de 2024

Morre Washington Rodrigues, o Apolinho, aos 87 anos

Um dos maiores comunicadores da radiodifusão brasileira, Washington Rodrigues, o Apolinho, morreu nesta quarta-feira (15),…

15 de maio de 2024

Gol gol no fim, Fortaleza empata com o Boca, na Bombonera

Cavani marcou para o Boca Juniors. Mas, aos 44 da etapa final, Kervin Andrade empatou…

15 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!