A Uefa suspendeu nesta segunda-feira (8), o árbitro romeno Sebastian Coltescu, acusado de racismo na partida entre Paris Saint-Germain e Basakshir, da Turquia, em partida válida pela atual edição da Liga dos Campeões da Europa. Os jogadores de ambas equipes se negaram a entrar em campo após as ofensas da arbitragem e a partida teve que ser adiada para o dia seguinte.

Manifestação anti racial no Estádio dos Príncipes – Foto: FRANCK FIFE / AFP

O anúncio realizado pela entidade máxima do futebol europeu nesta segunda-feira, afirma que Sebastian Coltescu foi afastado por “comportamento impróprio”. O quarto árbitro Octavian Sovre, também romeno, foi punido por uma “reprimenda”.

A Uefa determinou que ambos os árbitros fossem sancionados por utilizar a expressão racista “negro”, (em romeno, “negru”), contra o auxiliar-técnico do Basakshir, o camaronês Pierre Webó, quando foram puni-lo por reclamação. A entidade máxima do futebol europeu estabeleceu que os romenos Sebastian Coltescu e Octavian Sovre devem participar de um “programa educacional” até o final de junho

O ex-atacante camaronês e atual auxiliar-técnico do time turco também foi punido na mesma comissão disciplinar da Uefa, desta vez por “comportamento antidesportivo”, pela maneira como agiu ao insulto.

Demba Ba encara o árbitro romeno Sebastian Coltescu após insulto racial ao auxiliar técnico do Basakshir – Foto: Reprodução de TV

Comentários