O Flamengo goleou o Olímpia por 5 a 1 nesta quarta-feira, em Brasília. Está em mais uma semifinal de Libertadores. Mas aí veio a dúvida? Quantas vezes o time chegou à semifinal da competição? A questão ocorre em razão de uma filigrana do regulamento da Libertadores nos anos 80, que tinha uma fase semifinal bem diferente do que acontece hoje em dia, que tem duelos diretos valendo vaga para final. Mas para não demorar na resposta, o correto: 5 vezes. 1981, 1982, 1984, 2019 e 2021.
Roberto Assaf, historiador do futebol, escritor, jornalista e colunista do Jogada1o explica o regulamento esquisito dos anos 80 e como foi a participação na semifinal de 1982:
“A Libertadores era muito diferente do que ocorre hoje em dia. Para se ter ideia, só campeão e vice dos torneios nacionais se classificavam para a competição e o número de concorrentes era menor. Mais: o campeão da Libertadores do ano anterior não jogava a fase de grupos. Mas entrava diretamente no que eles chamavam de fase semifinal. Assim, o Flamengo, campeão de 1981, entrou direto na semifinal de 1982. Porém, aquela semifinal contava com seis times. Dois grupos de três. Mas o Flamengo acabou em segundo da sua chave perdendo para o Peñarol no Maracanã o jogo que poderia colocá-lo na decisão (NR: O Peñarol foi campeão)”.
Em 1984
Assaf também comenta como foi a inusitada fase semifinal de 1984.
“Em 1984 o Flamengo entrou como campeão brasileiro de 1983 e foi avançando. Mas a fase semifinal de novo foi um hexagonal, com dois grupos de três e o Flamengo ficou em segundo lugar no Grupo A. Terminou empatado com o Grêmio. Porém, teve um jogo extra, que terminou em empate. Mas como tinha melhor campanha, o Grêmio foi para a final (NR: o Grêmio perdeu para o Independiente/ARG).”
Flamengo nas semifinais da Libertadores
1981 – Terminou campeão
1982 – Caiu para o campeão Peñarol
1984 – Caiu para o vice-campeão Grêmio
2019 – Terminou campeão
2021 – ?
Gabigol não quer comparação com Era Zico
Três destes anos correspondem a Era Zico. Porém, em 1984, o Galinho estava na Udinese. Mas a base era quase a mesma. Os outros dois correspondem à atual geração. Um dos expoentes deste grupo campeão, Gabigol, diz não quer comparações.
“Zico é nosso Rei. Mas não precisamos comparar com ninguém, estamos trabalhando e tentando vencer os jogos. Entretanto não vai ser fácil. Porém, vamos nos divertir em campo e seguir lutando bastante”.
Anote na agenda
Na semifinal, o Flamengo enfrentará Barcelona ou Fluminense, que fazem o jogo da volta nesta quinta-feira, no Equador (na ida, 2 a 2).
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários