Em sua estreia no Mundial de Clubes 2023, o Al Ahly bateu o Al-ttihad por 3 a 1, nesta sexta-feira (15), no King Abdullah Sport City Stadium, na Arábia Saudita. Com o triunfo, a equipe egípcia, que disputa o torneio pela nona vez em sua história, avançou às semifinais. No primeiro tempo, Maâloul  abriu o placar, de pênalti, enquanto Benzema também teve a chance de cobrar, mas desperdiçou. Na etapa final, El-Shahat marcou um golaço, enquanto Ashour  carimbou a vaga do maior vencedor da Liga dos Campeões da África. No fim, Benzema ainda descontou para o time árabe, mas já era tarde demais.

Assim, com o resultado, o Al Ahly encara o Fluminense, representante sul-americano na competição, na próxima segunda-feira (18), às 15h (de Brasília). Aliás, quem vencer encara Urawa Reds ou Manchester City, que se enfrentam no dia seguinte (19), na grande final do Mundial de Clubes.

Al Ahly é superior ao Al-Ittihad e encara o Fluminense na semifinal do Mundial de Clubes na próxima segunda – Foto: Divulgação / Al Ahly

Equilíbrio e intensidade

Com um verdadeiro show nas arquibancadas, a partida começou equilibrada e com muita intensidade de ambos os lados. Assim, a equipe egípcia construiu uma boa jogada pela esquerda com El Shahat, que emendou de primeira, mas Hegazy afastou o perigo. Na sequência, os donos da casa quase abriram o placar. Kanté cruzou pela direita e a bola sobrou para Romarinho finalizar, entretanto El Shenawy fez ótima defesa. O Al Ahly voltou a assustar, desta vez pela direita, quando Hany avançou em velocidade, mas parou em Al-Mayouf, que fez a defesa com o pé direito.

Egípcios na frente

O Al-Ittihad chegou novamente pela direita, mas desta vez Kanté segurou demais a bola e errou o cruzamento ao mandar diretamente para fora, por cima da meta adversária. Mais organizado coletivamente, o time egípcio chegou novamente na área, contudo a bola tocou no braço de Kadesh. O árbitro consultou o VAR para um possível pênalti e assinalou a irregularidade na jogada. Maâloul foi para a cobrança e bateu com força no meio do gol para abrir o placar.

Bateu fraquinho

Ao avançar pela direita, o Al-Ittihad conseguiu encontrar Benzema em condições de finalizar pela primeira vez na partida. Por outro lado, o francês chutou no meio do gol para boa defesa de El Shenawy. Em rápido contra-ataque da equipe africana, Hawsawi fez um corte providencial e evitou aquele que poderia ser o segundo gol. Minutos depois, o árbitro Jesus Valenzuela foi chamado novamente pelo VAR para rever outro possível pênalti, também por toque no braço, dessa vez do zagueiro Abdelmonem, do Al Ahly. Benzema foi para a cobrança, mas pegou mal na bola, e o goleiro El Shenawy defendeu no canto direito.

Golaço

Na volta do intervalo, a equipe árabe se lançou ao ataque e por pouco não deixou tudo igual. Al-Ghamdi recebeu ótimo passe de Igor Coronado na área e chutou na saída de El Shenawy, mas o goleiro conseguiu abafar a bola, que depois tocou de leve na trave. A etapa final parecia que seria ataque contra defesa, mas o Al Ahly foi letal nos contra-ataques e sacramentou a classificação. El Shahat recebeu na direita, dominou e acertou um bonito chute no canto esquerdo de Al-Mayouf.

Sem espaço para reação

Com muita velocidade nos contra-ataques, o time africano encontrou espaço entre as linhas e ampliou o marcador. Após bola roubada na intermediária. Kahraba foi lançado na área, se lançou ao fundo e rolou para Ashour bater cruzado, na pequena área. Não restava outra alternativa para Benzema e cia a não ser tentar descontar para incendiar a partida, com o apoio da torcida. Foi então que Ateya recebeu na área e bateu cruzado, porém Al-Mayouf espalmou para escanteio.

Último suspiro

No fim da partida, o Al-Ittihad teve um escanteio pela direita. Hegazy foi para a cobrança, e a bola sobrou para Benzema estufar a rede, mas já era tarde demais para uma reação. Dessa forma, a equipe que fez um investimento bilionário sucumbiu diante de um organizado Al Ahly.

Al Ahly 3×1 Al-Ittihad

Quartas de final do Mundial de Clubes
Data e horário: sexta-feira, 15/12/2023, às 15h (de Brasília)
Local: King Abdullah Sport City Stadium, Arábia Saudita (SAU)
Al Ahly: Mohamed Elshenawy; Mohamed Hany, Mohamed Abdelmoneim, Yasser Ibrahim, Ali Maaloul; Ashour (El Solia 25’/2ºT), Ateya, Kouka (Modeste 42’/2ºT), Hussein El Shahat (Fouad 25’/2ºT), Kahraba (Taher Moahamed 26’/2ºT), Percy Tau (Dieng 42’/2ºT). Técnico: Marcel Koller
Al-Ittihad: Al-Mayouf; Shanqeeti (Al-Olayan 3’/2ºT), Kadesh, Hegazy e Hawsawi (Bamasud – intervalo); Kanté, Fabinho e Al-Ghamdi; Igor Coronado (Hamdallah 24’/2ºT), Romarinho (Jota 24’/2ºT) e Benzema. Técnico: Marcelo Gallardo.
Gols: Maaloul 20’/1ºT (1-0); El-Shahat 13’/2ºT  (2-0); Ashour 16’/2ºT (3-0); Benzema 47’/2ºT (3-1)
Árbitro: Jesús Valenzuela Sáez (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego Martínez (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
Quarto Árbitro: Campbell-Kirk Waugh
Cartões Amarelos: Ashour, Kahraba e El-Shahat (AHL) / Fabinho (ALI)
Cartões Vermelhos: Modeste (AHL)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

 

Comentários