A Alemanha é a campeã da Copa do Mundo Sub-17, que se realiza na Indonésia. Na manhã deste sábado (2/12), no Estádio Manahan, em Surakarta (Ilha de Java),  venceu a França nos pênaltis, por 4 a 3,  após 2 a 2 no tempo normal. Este foi o primeiro caneco alemão na categoria (foi vice em 1985, quando o Mundial ainda era Sub-16). A França tentava o segundo título (foi campeã em 2001). Os gols da Alemanha foram de Brünner, de pênalti, e de Darvich. A França diminuiu com Bouabré e com um a mais desde os 24 da etapa final ( Osawe foi expulso) pressionou pelo empate, gol de Amougou. Assim, a Alemanha repete o que rolou na final do Europeu Sub-17, quando foi campeã em cima da França nos pênaltis.

O terceiro lugar ficou com Mali, que venceu a Argentina por 3 a 0. Mali (vice em 2015). Na semifinal, Mali perdeu para a França (2 a 1) e a Argentina perdeu nos pênaltis para a Alemanha (4 a 2)  após 3 a 3 no tempo normal. Os argentinos eliminaram o Brasil nas quartas (3 a 0). Vale lembrar que a Seleção Brasileira era a atual campeã e buscava seu quinto título (ganhou em 1997, 1999, 2003 e 2019). O maior vencedor é a Nigéria ( 1985, 1993, 2007, 2013 e 2015).

Veja aqui os jogos do Mundial Sub-17

Brunner  (centro) celebra o seu gol para a Alemanha ao estilo Cristiano Ronaldo – Foto: Adek Berry / AFP via Getty Images

Alemanha sai na frente

O jogo foi muito equilibrado. Afinal, teve a Alemanha mostrando força ofensiva no primeiro tempo e a França muito forte na defesa. Mas um pênalti (que demorou quatro minutos para ser confirmado pelo VAR) deu a chance para a Alemanha sair na frente, aos 29,  com Brüner. O alemão comemorou ao estilo Cristiano Ronaldo. Assim, o resultado do primeiro tempo fez justiça: os alemães foram ligeiramente superiores nesta etapa.

França busca o empate

No segundo tempo, quando Darvich ampliou para a Alemanha aos seis minutos, a impressão era a de que o time germânico iria matar o jogo. Mas Bouabré, no minuto seguinte, empatou. E, aos 24, Osawe foi expulso, deixando a Alemanha com dez. Com isso, só deu França, que passou a ter muita posse de bola (65%). Dessa maneira, de tanto pressionar, chegou ao empate aos 40, com Amougou concluindo livre um cruzamento de Gomis.

Germânicos campeões nos pênaltis

Nas penalidades, a Alemanha perdeu a primeira cobrança com Moreira. Mas Sangui e Meupiyou desperdiçaram para a França. Na quinta cobrança da Alemanha, o artilheiro Bruner cobrou, mas o goleiro Argney salvou. Contudo, Gomis, em seguida, desperdiçou para os franceses. Kabar, por sua vez, cobrou e garantiu o título para os alemães: 4 a 3.

As campanhas de Alemanha e França até a final

Na estreia, a Alemanha fez 3 a 1 no México, 3 a 1 na Nova Zelândia e 3 a 0 na Venezuela. Nas oitavas, bateu os Estados Unidos (3 a 2). Nas quartas passou pela Espanha, 1 a 0.  Então veio a semifinal com a Argentina: 3 a 3 no tempo normal e 4 a 3 nos pênaltis.

A França começou vencendo Burkina Faso, 3 a 0. Depois, fez 1 a 0 na Coria do Sul e 3 a 0 nos Estados Unidos. Nas oitavas passou por Senegal nos pênaltis (5 a 3) após 0 a 0. Nas quartas, bateu o Uzbequistão, 1  a 0. Veio a semifinal e bateu Mali ( 2 a 1)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários