O América-MG entrou em campo nesta quarta-feira (18) no Estádio Manuel Toro, na Colômbia, para enfrentar o Tolima, com um único objetivo: vencer. Qualquer outro resultado acabaria com a sua pequena chance de avançar às oitavas de final da Libertadores. Abriu 2 a 0, gols de Marlon e Maidana. Mas cedeu o empate ainda na primeira etapa, gols de Plata e Rangel. Com o 2 a 2 o Coelho não pode mais alcançar a próxima fase do torneio.

Veja aqui a tabela de classificação da Libertadores

Marlon (6) mostra foco na marcação. E quando foi ao ataque fez o primeiro gol do América – Divulgação / Tolima

Com o empate, o América segue afundado na lanterna do Grupo D, com dois pontos e chance mínima para alcançar o terceiro lugar (que está com o Independiente Del Valle, com cinco pontos e menos um jogo). O Tolima tem oito pontos, o mesmo do Atlético-MG (o Galo enfrentará o Del Valle nesta quinta e assegura a classificação antecipada com a vitória).

Primeiro tempo

O Tolima dominou (70% de posse) e teve mais chances na etapa. Mas o América foi eficiente, abrindo 2 a 0. Marlon, em grande jogada coletiva, recebeu de Aloisio “Boi Bandido” e abriu o placar, aos cinco. Aos 26, Hernandez tocou errado uma bola e deu presente para Henrique Almeida entrar na área e ser parado com falta.  Pênalti. Maidana cobriu e marcou. A vantagem era para tranquilizar o Coelho, mas dois erros de marcação deram a possibilidade para o Tolima marcar aos 40 e 42, levando o jogo para o empate antes do intervalo. Os gols foram de  Plata e Rangel.

Segundo tempo

O jogo foi menos intenso, mas com o Tolima seguindo com a estratégia ofensiva e buscando o jogo. Precisando vencer, o treinador Vagner Mancini saiu do esquema com três zagueiros colocando mais um jogador de meio de campo (Valoura na vaga de Conti). Nos últimos minutos, o Coelho foi para cima e quase marcou com Gustavinho, Domínguez salvou e a bola ainda foi na trave. Também quase levou a virada em duas oportunidades. Mas a bola do Tolima não entrou.

Fim de jogo e América sem chance de avançar na Libertadores.  Resta tentar a vaga para a Sula, mas até para esta competição a situação está complicada. Terá de torcer para o Galo vencer o Del Vale e, na rodada final, o Coelhão vencer os equatorianos, fora de casa.

TOLIMA-COL 2 X 2 AMÉRICA-MG

5ª rodada do Grupo D da Libertadores
Data: 18/5/2022
Local: Estádio Manuel Murillo Toro, Ibagué (COL)
TOLIMA-COL: Domínguez; Marulanda, Quinóñez, Moya e Hernandez; Ureña (Trujullo, aos 43′ do 2ºT) Rovira, Cataño (Gustavo Ramírez, aos 27′ do 2ºT) e Ibarguen; Rangel (Caicedo, aos 35′ do 2ºT) e Plata. Técnico: Hernán Torres
AMÉRICA-MG: Jailson, Éder, Iago Maidana e  Conti (Valoura, aos 13′ do 2ºT); Patric, Lucas Kal (Gistavinho, aos 39′ do 2ºT), Índio Ramírez (Rodriguinho, no Intervalo) e Marlon; Felipe Azevedo  (Pedrinho, aos 23′ do 2ºT) , Aloísio (Kawe, aos 39′ do 2ºT) e Henrique Almeida. Técnico: Vagner Mancini
Gols: Marlon, aos 6′ do 1ºT (0-1); Iago Maidana, aos 26′ do 1ºT (0-2); Plata, aos 40′ do 1ºT (2-1); Rangel, aos 42′ do 1ºT (2-2)
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Juan Belatti e Diego Bonfa (ARG)
Cartões amarelos: Moya (TOL) Maidana, Juninho Valoura, Pedrinho (AME)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários