O América-MG buscou outra classificação inédita, agora rumo à fase de grupos da Libertadores. Na noite desta quarta (15), a equipe mineira empatou novamente sem gols com o Barcelona, desta vez no Monumental de Guayaquil, no Equador, pela terceira fase preliminar da competição. Com o resultado no tempo regulamentar, a decisão foi para os pênaltis. E deu Coelho: 5 a 4.

Confira os duelos da Libertadores

Leonai e Pedrinho travam duelo incansável no Monumental de Guayaquil – Rodrigo Buendia/AFP via Getty Images

Com a vaga assegurada na fase seguinte, o Coelho embolsa 3 milhões de dólares (mais de R$ 15 milhões). O sorteio ocorrerá no próximo dia 25.

Primeiro tempo

O Barcelona foi mais perigoso, tanto que em oito minutos chegou três vezes com perigo se aproveitando de brechas pela direita. O time brasileiro se soltou um pouco mais, buscando trabalhar os passes, mas parou na boa marcação dos equatorianos, que fecharam bem os espaços. Mesmo sem o ritmo avassalador inicial, os anfitriões apostaram na pressão em seu campo ofensivo e foram mais envolventes, fazendo do goleiro Jailson o destaque. Na melhor chance mineira, Wellington Paulista errou o gol ao arriscar de fora da área após contra-ataque puxado por Pedrinho.

Segundo tempo

A etapa final foi marcada por muitas faltas e boas chances para ambos os lados. O Barcelona esboçou nervosismo  com as boas chegadas do América, liderado por Pedrinho – faltou pouco para Alê, de cabeça, balançar a rede. Os equatorianos tiveram ótima chance com Martínez, após vacilo de Maidana, mas Jailson fez uma defesaça. O Coelho fortaleceu o meio de campo e criou boas jogadas. Na reta final, os donos da casa partiram para o abafa e tiveram outras duas oportunidades. A equipe brasileira também exigiu duas boas defesas de Burrai, mas o empate persistiu.

Nos pênaltis

Wellington Paulista, Iago Maidana, Felipe Azevedo, Índio Ramírez e Juninho Valoura marcaram para o América.

Piñatares, Byron Castillo, Emmanuel Martínez e Damían Díaz anotaram para o Barcelona. Jailson defendeu a cobrança de Leonel Quiñonez.

 BARCELONA DE GUAYAQUIL 0 x 0 AMÉRICA-MG (4×5 nos pênaltis)

Terceira fase da Copa Libertadores (jogo de volta)
Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, Guayaquil (EQU)
Barcelona: Burrai, Byron Castillo, Carlos Rodríguez, Luca Sosa e Leonel Quiñonez; Leonai, Piñatares, Leonai (Molina, aos 33’/2ºT), Erick Castillo (Adonis Preciado, aos 14’/1ºT), Emmanuel Martínez e Cortez (Damián Díaz, aos 19’/2ºT); Mastriani (Garcés, aos 32’/2ºT). Técnico: Jorge Célico.
América-MG: Jailson, Patric, Iago Maidana, Éder e Marlon; Lucas Kal (Índio Ramírez, aos 32’/2ºT), Juninho (Juninho Valoura, aos 49’/2ºT) e Alê (Zé Ricardo, aos 32’/2ºT); Everaldo (Felipe Azevedo, aos 20’/2ºT), Wellington Paulista e Pedrinho (Conti, aos 49’/2ºT). Técnico: Marquinhos Santos.
Cartões amarelos: Emmanuel Martínez, Leonel Quiñonez e Damían Díaz (BAR); Éder, Lucas Kal e Índio Ramírez (AME). 
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade (ARG)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários