Vasco

Análise: ao não matar o jogo, Vasco sofre de maneira desnecessária

O Vasco conseguiu a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil ao bater o Tombense por 2 a 1, mas a partida evidenciou algumas fragilidades da equipe de Marcelo Cabo.

Se na frente o time parece estar criando um interessante repertório de jogadas para chegar à área adversária, com toques de primeira e triangulações, atrás é outra história. O torcedor vascaíno não se lembra qual foi a última vez que o time conseguiu vencer sem passar um tipo de sufoco durante o jogo.

Vasco venceu e passou de fase na Copa do Brasil. Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

As bolas aéreas do Tombense foram bastante perigosas, sendo o principal meio encontrado pelos mineiros para incomodar o goleiro Lucão. Ainda na fase defensiva, o Vasco demonstrava querer dar muito espaço ao adversário e poucas foram as vezes em que a pressão foi feita lá em cima, encurralando o Tombense.

Na transição defesa-ataque, Galarza se mostrou muito voluntarioso, tanto aparecendo entre os zagueiros para sair jogando, como ocupando o espaço de Zeca, liberando o lateral para o ataque. Andrey foi importante também na saída, tentando sempre aparecer como opção para o carregador da bola, gerando superioridade numérica no espaço.

Morato estreia para cima

O ponta Morato começou o jogo muito bem, dando opção pelo lado direito, aproveitando as subidas de Léo Matos. Com Galarza, Marquinhos Gabriel, Andrey e Cano sempre aparecendo, o Vasco conseguia trocar bons passes no ataque, envolvendo o adversário. O entrosamento parece estar começando a fluir, com os jogadores cada vez mais acostumados uns aos outros e às suas preferências.

Gabriel Pec, desta vez pela esquerda, fez boa exibição. No segundo tempo, quando caiu para a direita, não foi muito efetivo, afetado pela queda de ímpeto do time como um todo.

Recuo excessivo

Falando nisso, se o Vasco criar um hábito de se recuar sempre que abrir vantagem no placar, vai sofrer maus bocados na Série B. Não é de hoje que o time sai na frente do marcador e convida o adversário ao seu campo. Em 2019, com Luxemburgo, era parecido.

Nao foi desta vez que sofreu com um gol que o eliminasse, mas dar sopa ao azar jogo sim, jogo também, pode ser letal em algum momento da temporada.

O que aconteceria com o ímpeto dos jogadores se o Tombense levasse o jogo para os pênaltis?

O fato de ter abdicado de atacar na frequência possível (vide a fragilidade defensiva do adversário) com o jogo longe de acabar –  aliado à falta de segurança na bola aérea defensiva – quase fez a classificação ir pelos ares. O Tombense chegou a terminar o segundo tempo com 63% de posse de bola, número que prova a submissão do Vasco.

Contra Nova Iguaçu (duas vezes), Caldense, Macaé, Fluminense e Madureira (após estar 2 a 0 também), o time recuou tanto que levou o empate em todas as oportunidades. Por que não aproveitar a qualidade dos jogadores de frente para tentar matar o jogo o quanto antes em vez de procurar o caminho mais perigoso rumo às vitórias?

Editor Jogada 10

Posts Recentes

Sem Hugo Moura e Rossi, Vasco divulga relacionados para enfrentar Fortaleza

Com ausências, o Vasco divulgou, nesta terça-feira (21), os relacionados para o jogo contra o…

21 de maio de 2024

Athletico x Fluminense (Sub-20): onde assistir, escalações e arbitragem

Na sequência do Campeonato Brasileiro sub-20, Athletico-PR e Fluminense medem forças nesta quarta-feira (22), às…

21 de maio de 2024

Vasco x Fortaleza, AO VIVO, com a Voz do Esporte, às 20h

Vasco e Fortaleza se enfrentam nesta terça-feira (21/5) pela volta da terceira fase da Copa…

21 de maio de 2024

Sport x Atlético-MG: onde assistir, escalações e arbitragem

A bola vai rolar na Copa do Brasil 2024. Afinal, nesta quarta-feira, o Atlético-MG visita…

21 de maio de 2024

Corinthians x América-RN: escalações, arbitragem e onde assistir

O Corinthians encara o América-RN nesta quarta-feira (22), às 20h, na Neo Química Arena, pelo…

21 de maio de 2024

Fluminense x Sampaio Corrêa: onde assistir, escalações e arbitragem

Após garantir a classificação às oitavas da Libertadores, o Fluminense tenta repetir o feito também…

21 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!