Botafogo

Análise: elenco sem personalidade e ambiente tóxico. Botafogo tem o bilhete para a Série B em mãos

Queda do Botafogo parece anunciada. Time alvinegro não mostra nenhum poder de reação – Paulo Sérgio

As linhas estavam bem ajustadas? A marcação alta funcionou em algum momento? A intensidade prometida pela comissão técnica dos argentinos foi colocada em prática? O time entrou em campo com quantos atacantes? O 4-4-2 é a solução? As perguntas relacionadas às questões táticas já não interessam mais. O torcedor do Botafogo sabe que nada funciona no clube. Da S/A que não saiu do papel à derrota para o Fortaleza por 2 a 1, no domingo, no Estádio Nilton Santos, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Uma equipe que contabiliza 30,5% de aproveitamento como mandante em mais da metade do torneio, sem apresentar nenhum sinal de melhora, tem alguma chance de escapar do rebaixamento? Estacionado no penúltimo lugar, com três vitórias em 21 jogos, o Alvinegro parece com o bilhete para a Série B em mãos. E a viagem não será em um expresso. A derrocada parece lenta e agonizante, ou seja, os alvinegros não terão paz até fevereiro.

No fim de semana, o Glorioso conseguiu piorar o que já estava ruim. Com uma atuação abaixo do aceitável, o Botafogo tornou-se algo insuportável para o torcedor. A falta de noção de posicionamento de Marcelo Benevenuto, os cruzamentos errados de Kevin, a afobação de Victor Luís, a postura blasé de Honda, o sumiço de Bruno Nazário, a condição física de Kalou e a indiferença de Pedro Raul tiram qualquer um do sério. É um elenco sem caráter e personalidade para mudar o panorama desfavorável. Um plantel com o psicológico em frangalhos, mas com sérios problemas técnicos também. Se antes os pontos escapavam nos últimos minutos, agora, a derrota parece certa desde o pontapé inicial.

O comportamento do Botafogo reflete a falta de planejamento do futebol em General Severiano, sobretudo durante a pandemia. Um caos! Primeiro, a demissão de Paulo Autuori, que, bem ou mal, conferiu uma identidade ao time. Em seguida, a queda de Bruno Lazaroni, treinador que não teve um mês para mostrar o seu trabalho. Por fim, a chegada de Ramón Díaz, comandante estrangeiro que sabe-se lá quando estreará. Somado à troca constante de técnico, 25 reforços que não deram certo, com direito a duas negativas na última semana. Calma que ainda tem mais: a atmosfera fora de campo é extremamente tóxica. O narcisismo dos cardeais que se perpetuaram no clube joga contra. Um deles, inclusive, já veio a público declarar a falência da instituição. Profeta do Apocalipse ou sinal para o empresariado começar a mapear o mercado e tirar os jogadores de General Severiano quando a queda estiver consumada?

Após três derrotas consecutivas para rivais que brigam na parte baixa da tabela, como esperar uma reação? Como acreditar que o Botafogo, há oito jogos sem saber o que é um triunfo, não está condenado ao descenso? Quem, em sã consciência, apostará que o Alvinegro sairá vivo da sequência Atlético-MG, Flamengo, São Paulo e Internacional?

O Botafogo compromete a saúde de seus torcedores.

Leo Pereira

Posts Recentes

Na reestreia de Thiago Silva, Fluminense vence o Cuiabá e deixa a lanterna do Brasileirão

No aniversário de 122 anos, o Fluminense e sua torcida ganharam um presente importante. Na…

21 de julho de 2024

Werton se despede do Flamengo e é anunciado pelo Leixões; veja valores

O Leixões, de Portugal, oficializou a contratação de Werton neste domingo (21) através das redes…

21 de julho de 2024

Rafinha coloca empate contra Juventude na conta da arbitragem

O São Paulo não fez uma grande partida no empate sem gols diante do Juventude…

21 de julho de 2024

Viagem com affair e camisa do Neymar: Yamal curte férias após Eurocopa

Após ostentar o 'título' de melhor jogador jovem da Eurocopa 2024, Lamine Yamal escolheu a…

21 de julho de 2024

Fortaleza vence Atlético-GO e segue invicto como mandante no Brasileirão

Ninguém para o Fortaleza na Arena Castelão! A equipe de Vojvoda venceu o Atlético-GO por…

21 de julho de 2024

Bragantino, com um a menos, suporta pressão e derrota o Athletico

O Bragantino obteve uma grande vitória sobre o Athletico, neste domingo (21), em Bragança Paulista…

21 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!