-

O futebol carioca virou um celeiro fértil da nova geração de meio-campistas. Dois deles se enfrentam pela primeira vez neste sábado, às 21h, em um Fluminense x Vasco marcado por polêmicas fora de campo e diferenças de gestão. Na bola, os quase xarás André e Andrey prometem conduzir o setor mais movimentado das equipes com a moral de quem esteve na primeira convocação pós-Copa do Mundo.

Em fevereiro, apenas o tricolor disputou o clássico válido pela Taça Guanabara. Afinal, Andrey estava com outra seleção – a sub-20, na conquista do Sul-Americano da categoria. Melhor para André, de 21 anos, que saiu vencedor por 2 a 0. No ano passado, o vascaíno, que recém-completou 19 anos, fez sua estreia pelos profissionais na reta final do Carioca. Mas, como disputou a Série B, não cruzou com o tricolor.

André leva a melhor sobre Pedro Raul no último Flu x Vasco – Mailson Santana / Fluminense FC

Aliás, André tem números de destaque nas três primeiras rodadas do Brasileirão. São 93% de acerto nos passes, o líder geral do quesito. Inclusive, o camisa 7 foi escolhido para integrar a seleção da competição nacional em 2022, por ter sido peça decisiva para o Fluminense terminar em terceiro lugar. Pouco a pouco, se firma como um dos melhores da posição no país e prova que tem lugar no próximo ciclo da Seleção, embora não tenha sido utilizado por Ramon Menezes em sua primeira convocação.

LEIA TAMBÉM: Cano x Pedro Raul marca duelo de amplo dominío

Por outro lado, o vascaíno Andrey foi titular do Brasil na derrota para o Marrocos, em março. No Brasileirão, vem tendo atuações discretas, apesar de ter marcado um gol logo na estreia do time no Brasileirão, contra o Atlético, no Mineirão. Mais ofensivo, porém, o meio-campo já marcou nove vezes em um ano de carreira, contra apenas três gols do tricolor André, que costuma desempenhar função mais defensiva.

Números da dupla nas três primeiras rodadas do BR-2023:

Desarmes
André – 2.7 por jogo
Andrey – 2.7 por jogo

Passes certos
André 93% de precisão
Andrey – 73% de precisão

Finalizações
André – 1 por jogo
Andrey – 1.3 por jogo

Andrey, do Vasco, foi titular no amistoso da seleção principal – Rafael Ribeiro/CBF

Europeus já levaram o vascaíno Andrey

A torcida do Vasco já conta os dias para perder sua joia. Afinal, Andrey foi vendido ao Chelsea em janeiro, por cerca de 13 milhões de euros (em torno de R$ 70 milhões) e só foi emprestado para seu próprio clube de origem porque a Premier League não autorizou seu visto de trabalho. Entretanto, isso deve enfim acontecer em julho. Este clássico, desta forma, tem tudo para ser o último do camisa 14 pelo Cruz-Maltino.

Já a diretoria do Fluminense luta em negociar sua joia, cujo contrato vai até 2026. O clube vem recebendo investidas cada vez mais firmes dos europeus, como a do Fulham-ING, que teria oferecido R$ 111 milhões. Porém, antes de fazer um bom negócio no lado financeiro, deseja ter o retorno técnico de André em 2023, com a expectativa de títulos nacionais e da Libertadores.

Bicampeão carioca, o volante vê com muito otimismo as chances para o time de Fernando Diniz.

“Antes de acabar a temporada, tínhamos um acordo que independentemente do que chegasse (de proposta) em janeiro, eu ia ficar. Do time que terminou titular ano passado, todo mundo continua ainda. Todos compraram a ideia. Vários fatores. O Diniz… todos acreditaram no projeto dele. O Mário (Bittencourt, presidente) está fazendo uma gestão excelente, conversa muito com o nosso time. Não é por acaso o sucesso que estamos tendo agora. O time foi escolhido a dedo”, afirmou André, ao ‘Charla Podcast’.

Andrey já até vestiu a camisa do Chelsea em janeiro – Divulgação/Chelsea FC

Outras joias no meio de campo de Flu e Vasco

Não são somente os quase xarás que brilham com idade precoce por Fluminense e Vasco. Outros dois jogadores de meio de campo também já são titulares de seus respectivos times e mostram grande potencial. Trata-se de Alexsander e Marlon Gomes, ambos de 19 anos. Aliás, o tricolor também seria chamado para o Mundial sub-20, a exemplo dos cruz-maltinos Marlon e Andrey. Porém, o Fluminense informou antecipadamente que não liberaria seu camisa 5, tamanha a importância na equipe, que disputa três competições.

Marlon e Andrey, por sua vez, vão representar o Brasil no torneio na Argentina. A data é que não está definida, uma vez que o Vasco deseja contar com o jogador por mais duas partidas (Coritiba e Santos) e comunicou à entidade que planeja atrasar a liberação tanto dele e de Andrey, outro convocado. Afinal, a dupla de garotos foi titular na derrota para o Bahia, na última segunda-feira, em São Januário.

Neste sábado, Marlon Gomes é o único dos quatro que pode começar o clássico no banco de reservas.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários