Artilheiro e principal jogador do Vasco na temporada, Germán Cano completa 33 anos neste sábado (2). O argentino anotou 21 gols em 39 jogos disputados em 2020 – pelo Campeonato Brasileiro, foram 11 tentos. O jogador, que está no clube de São Januário desde o fim de 2019, atua no modo “hard”, precisando geralmente de apenas um toque para balançar a rede. E com perfeição.

German-Cano-Gol-Rafael-Ribeiro-Vasco
Germán Cano comemora um dos seus gols em São Januário (Rafael Ribeiro/Vasco)

No Brasileirão, dos 28 pontos que o Cruz-Maltino soma até o momento, Cano contribuiu efetivamente em 18 (considerando os gols que fez nas vitórias e nos empates). Dos 42 gols da equipe cruz-maltina em 2020, Cano anotou a metade: 21.

O atacante tem uma rara qualidade: a discrição. Enquanto a maioria dos goleadores atraem os holofotes o tempo todo – e nem sempre pelos gols –, o camisa 14 se posiciona estrategicamente sem fazer alarde. Quando a bola chega aos seus pés, é gol na certa.

Não à toa, o perfil oficial da Fifa no Twitter deu a Cano o apelido de “A Máquina de Gols”. Isso ocorreu em setembro do ano passado logo após ele ter anotado o gol da vitória sobre o Athletico-PR, na Colina Histórica, pela oitava rodada do Brasileiro. O argentino está entre os jogadores mais decisivos da temporada com 16 finalizações decisivas e tem uma influência de 52% nos gols de sua equipe.

De todas as estatísticas ofensivas que podem ser aplicadas para comprovar a qualidade de Cano, uma diz muito sobre o centroavante: ele passou mais tempo comemorando seus gols do que com a bola nos pés. Uma prova indiscutível da eficiência do goleador vascaíno.

Comentários