Antes apenas a quarta opção no elenco para a lateral direita, Paulo Henrique viu a concorrência oscilar e as oportunidades, enfim, aparecerem no Vasco. Afinal, o jogador é uma das gratas surpresas dos jogos recentes do Cruz-Maltino, inclusive no clássico contra o Flamengo, na reta decisiva do Campeonato Brasileiro. Ele chegou ao clube no fim de fevereiro, por empréstimo até dezembro junto ao Atlético-MG. No entanto, de lá para cá, praticamente não vinha recebendo chances consistentes.

Agora, o cenário mudou, e o caminho se abriu ao camisa 96, que vem aproveitando muito bem o espaço no time. Tenta se firmar como a solução em uma posição tão irregular durante todo o 2023. Isso porque Puma, contratado em janeiro para ser o titular do setor, convive com má fase na temporada. O uruguaio é criticado, principalmente, pela falta de contundência na marcação, motivo que fez Ramón Díaz sacá-lo. No começo da Série A, por exemplo, falhou em partidas importantes, contribuindo diretamente para algumas derrotas.

Paulo Henrique supera barreiras e se firma na lateral direita do Vasco – Foto: Leandro Amorim/Vasco

Assim, nas primeiras semanas de trabalho do técnico argentino, até mesmo Robson chegou a atuar de forma improvisada na lateral direita, enquanto o uruguaio ficava como opção. Porém, o zagueiro se lesionou e não entra em campo desde o dia 3 de setembro, em função de lesão muscular na coxa direita. Por isso, a nova comissão cruz-maltina passou a preparar Paulo Henrique para ganhar oportunidades no time, dada a escassez de alternativas.

Titularidade recente no Vasco

O camisa 96 foi titular pela primeira vez contra o São Paulo, no empate sem gols, em São Januário, e manteve um bom nível. Mas sua principal atuação aconteceu também em casa, na vitória por 1 a 0 sobre o Fortaleza. O gol de Payet saiu após boa jogada individual do defensor, que influenciou na construção do lance. Além disso, atingiu marca importante: bateu velocidade de 37,5 km/h na partida, superando Gareth Bale. O galês chegou a 36,9 km/h pelo Real Madrid e foi considerado, à época, o jogador mais rápido do mundo.

O ostracismo e a falta de sequência deram lugar à confiança, sob aval de Díaz, e Paulo Henrique demonstrou capacidade de se manter na formação. Inclusive, neste domingo (22), apesar da derrota para o Flamengo, teve novamente muito bom rendimento, no Maracanã, e conseguiu anular boa parte das tentativas de Bruno Henrique pelo lado esquerdo do campo.

Paulo Henrique contra o Flamengo:

  • 1 corte
  • 1 interceptação
  • 4 desarmes
  • 28/30 passes certos
  • 1 passe decisivo para finalização

Após sua estreia como titular diante do São Paulo, Ramón o elogiou pelo desempenho e afirmou contar com todos do elenco para cumprir o objetivo de evitar o rebaixamento.

“Todos os jogadores são do time que temos. São os jogadores que temos. E estão competindo, com muita gana. Entregam o máximo pela camisa, pelo clube. Eu estou muito feliz com cada jogador. Paulo Henrique faz muito tempo que não jogava e jogou. E deu o máximo, fez um grande jogo para o meu ponto de vista. Então, estamos felizes com eles”, declarou o comandante.

Sombra na posição

Embora tenha aproveitado a instabilidade de Puma e a lesão de Robson para se firmar, Paulo Henrique ainda tem outra sombra no grupo vascaíno. Trata-se de Gabriel Dias, que atuou por apenas 10 minutos com o técnico argentino, já que esteve por muito tempo entregue ao departamento médico. O camisa 13 ficou quase um ano fora dos gramados em função de grave problema no joelho direito. Depois, retornou diante do Atlético-MG, no Rio, quando se machucou de novo, desta vez, no músculo da coxa direita.

Gabriel Dias está à disposição da comissão e vem treinando no CT Moacyr Barbosa – Foto: Daniel Ramalho/Vasco

A vitória por 1 a 0 sobre o Galo aconteceu no dia 20 de agosto. Desde então, Gabriel trabalha no CT Moacyr Barbosa para voltar a ficar à disposição e, portanto, receber chances até o fim do Campeonato Brasileiro. Ele ainda não foi relacionado desde que regressou do DM, mas já vem participando das atividades com o elenco, treinando com bola e sem restrições.

Vasco x Internacional

O Vasco volta as atenções de olho no Internacional, adversário da próxima quinta-feira (26), às 19h, em São Januário. Aliás, a expectativa de presença de público é altíssima mais uma vez – os ingressos já estão esgotados de forma antecipada. Dentro das quatro linhas, o Gigante da Colina não tem desfalques por suspensão. Porém, existe a dúvida em relação a Marlon Gomes e Rossi – ambos tratam lesões musculares, mas não estão descartados.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários