A Liga dos Campeões não terminou do jeito que o Borussia Dortmund imaginava, mas pelo menos há um alento na Alemanha. O jovem Haaland, sensação do clube aurinegro, confirmou sua já esperada artilharia da competição nesta temporada.

Haaland, principal destaque do Borussia Dortmund, foi o artilheiro da Champions, com dez gols – Marius Becker / POOL / AFP

Com dez gols marcados, o jovem, que bateu recordes na caminhada do Borussia, ganha pela primeira vez na carreira o prêmio de artilheiro da Champions. Ele marcou os mesmos dez gols da temporada passada. A diferença é que, naquela edição, Lewandowski, do campeão Bayern, marcou 15 vezes e superou o norueguês.

Em 2021, Haaland deixa para trás Mbappé, com oito, e Giroud, com seis. O atacante do atual campeão Chelsea terminou em terceiro na briga muito por conta dos quatro gols marcados no mesmo jogo contra o Sevilla, na fase de grupos.

Craque se aproxima de lista seleta

Com isso, Haaland chega aos 20 gols e se aproxima de jogadores consagrados como Dzeko (22), Lampard (23), Figo (24), Van Persie (25), Suárez (26) e Rivaldo (27). Os números ficam mais impressionantes se levar em conta o número de jogos. Os 20 gols foram marcados em apenas 16 aparições. Se mantiver a média e marcar mais dez vezes na próxima edição, ele chegaria, aos 21 anos, nos craques Eto’o, Rooney e Kaká, todos com 30 gols.

Esta é a primeira vez, inclusive, que a Noruega é representada com a artilharia do principal torneio entre clubes da Europa. Portugal é o país que mais gerou artilheiros na Champions: 13 vezes (quatro com Cristiano Ronaldo).

Comentários