Apesar da derrota no último domingo, no clássico contra o Flamengo, o Vasco de Ramón Díaz vem agradando os torcedores, principalmente pela postura em campo. Não é a toa que, após o apito final no Maracanã, cruz-maltinos cantaram alto e aplaudiram a equipe na saída de campo. No entanto, a melhora do time de São Januário não está apenas na percepção, mas também nos números.

Desde que chegou, o argentino dirigiu o Vasco em 14 partidas. Neste período, foram seis vitórias, três empates e cinco derrotas, ou seja, 50% de aproveitamento. Os números, aliás, demonstraram que a equipe tem um aproveitamento equivalente ao oitavo colocado atualmente, que é o Fortaleza, derrotado pelo próprios cariocas na semana passada.

“Me sinto orgulhoso pelos jogadores, clube e torcedores, porque vamos competir até o final, porque não estamos longes. A equipe está evoluindo. Estou tranquilo, mas precisamos melhorar da metade do campo para frente, porque tivemos muitas chances e não conseguimos concluir”, analisou Ramón, na coletiva após o clássico.

Ramón Díaz durante treino do Vasco na última semana – Foto: Leandro Amorim/Vasco

Vasco é o melhor entre os concorrentes

Se analisar o desempenho da equipe de Ramón a partir do primeiro jogo em que ele contou com grande parte dos reforços, que foi na vitória contra o Grêmio no dia 6 de agosto, fica ainda mais evidente a mudança de postura. Além das melhores exibições e salto no número de gols. Aliás, contra o time gaúcho, a vitória saiu através de Vegetti, que estreou com a camisa vascaína naquele dia.

LEIA: Antes última opção, Paulo Henrique ganha espaço e se firma na lateral do Vasco

O “respiro” do Vasco se deve justamente por essa melhora com o Ramón, que fez a sua equipe evoluir em campo e levar a melhor na briga direta contra os rivais da região do rebaixamento. Afinal, desde a primeira vitória com o argentino, em julho, o Vasco tem melhor campanha do que todas as equipes na disputa contra o Z4. Apesar do momento irregular, é isso que faz o treinador manter-se confiante.

Payet - Vasco da Gama -
Payet marcou o gol da última vitória do Vasco no Brasileirão – Foto: Leandro Amorim/Vasco

“O otimismo que eu tenho, é o otimismo que os jogadores têm, a torcida tem. O Vasco tem competido muito bem. Contra as equipes grandes teve um bom nível. Não foi fácil para o Flamengo, criamos situações. Então, esse otimismo nos faz acreditar que vamos competir até o final e não vamos cair”, reafirmou Ramón Díaz.

Próximos jogos

Com uma vitória (contra o Fortaleza em São Januário) nos últimos quatro jogos, o Vasco quer virar a chave e voltar a encontrar o caminho dos três pontos. Para isso, contará com o apoio do seu torcedor na próxima partida. O adversário da vez será o Internacional, que aplicou 7 a 1 no Santos, na quinta-feira. Posteriormente, terá uma sequência de dois jogos fora de casa, um deles contra um rival direto na briga contra o rebaixamento. O calendário ainda conta com um clássico com o líder Botafogo e mais um jogo fora de casa.

26/10 – Vasco x Internacional – São Januário
29/10 – Goiás x Vasco – Serrinha
02/11 – Cuiabá x Vasco – Arena Pantanal
05/11 – Vasco x Botafogo – Raulino de Oliveira ou São Januário
08/11 – Cruzeiro x Vasco – Mineirão

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários