Eleito presidente da CBF nesta quarta-feira, Ednaldo Rodrigues assumirá a entidade em breve, com mandato até 2026. Uma das principais expectativas para o início desta gestão é o reconhecimento do título da Copa dos Campeões de 1937, conquistado pelo Atlético.

Ednado Rodrigues foi eleito presidente da CBF nesta quarta-feira e já tem trabalho na mesa – Lucas Figueiredo/CBF

De acordo com o colunista do Jogada 10 e membro do “Fala Galo 13”, Betinho, a deliberação para o reconhecimento do clube como campeão Brasileiro de 1937 deve acontecer nos próximos dias e a ideia é de que seja um “presente de aniversário” para o Atlético, que completa 115 anos em 25 de março. Mas a decisão não é somente do presidente, portanto depende também do voto de “terceiros”, como frisou o colunista.

Se for reconhecido o título, o Galo será oficialmente tricampeão brasileiro, somando as conquistas de 1971 e 2021.

Relembre o caso

O Atlético enviou a solicitação à CBF, em fevereiro deste ano, pedindo o reconhecimento de campeão brasileiro de 1937. Na época, a Copa dos Campeões era considerada um torneio de volume nacional por veículos de comunicação de vários estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Santa Catarina. Inclusive, esse foi um dos argumentos usados pelo Galo para fazer a solicitação à entidade máxima do futebol no Brasil.

O Atlético teve o título reconhecido por diversos veículos de comunicação – Reprodução Jornal dos Esportes

Outro fator importante apresentado pelo clube mineiro é que no ano de 1932, os clubes nacionais se dividiram em duas frentes, sendo uma a FBF (Federação Brasileira de Futebol), formada por times que quiseram se profissionalizar e instituir uma nova liga, e a CBD (Confederação Brasileira de Desportos), constituída por clubes considerados menores.

No ano de 1937, a FBF passou a ser responsável por realizar o único torneio de futebol a nível nacional. Nesta ocasião, foi disputada a Copa dos Campeões, que reuniu os times vencedores dos campeonatos regionais na época, que foram Atlético, Fluminense, Rio Branco, Portuguesa, Liga da Marinha e Aliança.

Equipe vencedora da Copa dos Campeões, comandada pelo técnico Floriano Peixoto – Acervo Centro Atleticano de Memoria

O Campeonato Brasileiro de Seleções voltou a ser disputado de forma unificada somente em 1938. Sendo assim, o título do ano anterior seria equivalente ao de campeão nacional. Com essa justificativa, o Atlético aguarda os próximos movimentos da CBF para poder declarar-se oficialmente tricampeão Brasileiro.

 

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários