Depois de trocarem provocações e acusações, através de seus dirigentes, por causa da gestão do Maracanã, Vasco e Fluminense se manifestaram em favor da paz, nesta sexta-feira (28). Em notas oficiais emitidas nas redes sociais, os clubes pediram aos torcedores para que cessem as hostilidades, às vésperas do clássico entre ambos times, marcado para o dia 6 de maio.

Os dois clubes, porém, seguem em lados opostos na disputa pela administração do estádio, que, aliás, promete novos capítulos.

Nas últimas semanas, esquentou o clima entre dirigentes vascaínos e tricolores. Intervenientes do Maracanã, que está sob o comando do Flamengo, os tricolores não estão dispostos a abrir mão de seu posto e compartilhar a administração. Por outro lado, o Vasco entende que é capaz de gerir o estádio e acusa o Governo do Estado do Rio de, repetidamente, beneficiar a dupla Fla-Flu. A nova licitação ainda não tem prazo para acontecer e, assim, o clima se tornou o ideal para polêmicas e acusações de parte a parte.

Fluminense e Vasco se enfrentam no dia 6, no Maracanã – Marcelo Gonçalves/Fluminense FC

Entretanto, o Vasco se adiantou, nesta sexta. No Twitter, defendeu que a rivalidade com o Fluminense deve ficar no campo e que a torcida não deve transformá-la em motivo para agressões ou violência:

“Galera, estamos aqui para um assunto sério, o papo é reto… Vasco e Fluminense são adversários históricos. Grandes jogos desse clássico fazem parte da vida dos dois clubes. Temos nossos momentos inesquecíveis, eles também, afinal vencer ou perder faz parte do esporte. O que não faz parte é transformar uma disputa esportiva em ameaças ou agressões, em violência, seja ela física ou virtual. Violência não combina com o esporte, não faz parte da nossa história, não combina com esse grande clássico. Dentro de campo, quando a bola rolar, cada lado vai batalhar pela vitória. Fora dele, nos bastidores, cada um vai defender seus interesses, mas sempre na bola, sem agressão. Chega de violência! Chega de briga! Paz no Esporte!”, diz o comunicado cruz-maltino.

Fluminense endossa pedidos de paz

Por sua vez, o Fluminense fez coro com o rival. O clube afirmou que repudia a violência e pediu aos tricolores que não alimentem hostilidades com os torcedores adversários. O jogo do próximo dia 6 de maio, pelo Brasileirão, terá 90% de ingressos destinados ao Flu, mandante do jogo, no Maracanã, com o objetivo de minimizar o confronto nos arredores do estádio.

“O Fluminense endossa a nota emitida pelo Vasco da Gama e reitera à sua torcida o pedido para que cessem imediatamente quaisquer manifestações que extrapolem a rivalidade sadia. Especialmente aquelas que reproduzam discursos de ódio e busquem incitar qualquer tipo de hostilidade entre as instituições e suas torcidas. As discussões entre os clubes a respeito de seus posicionamentos e divergências serão travadas nos foros adequados e de lá não devem se afastar”, diz a nota, que prossegue:.

“A posição institucional do clube a respeito da gestão e utilização do Estádio do Maracanã é fundamentada exclusivamente nos aspectos eminentemente técnicos que permeiam o tema. Ainda que seja perfeitamente natural que tais manifestações provoquem divergências e debates, é fundamental reafirmar que o Fluminense nunca deixará de dispensar tratamento respeitoso e condizente com a dignidade e tradições históricas de qualquer clube rival”.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários