Que o centroavante Germán Cano é um goleador e o principal astro do Vasco na temporada, ninguém discute. O que é preciso ser estudado são os números vascaínos quando o centroavante é desfalque. Sem ele, o time tem aproveitamento de apenas 18,5% nos nove jogos.  O argentino foi o responsável por metade dos gols (20)  feitos pela equipe em todo o ano de 2020.

 

O artilheiro Gérman Cano é o principal astro do Vasco na temporada – Rafael Ribeiro / Vasco

 

Três destes embates foram os clássicos do Campeonato Carioca, quando o time  ainda era comandado pelo técnico Abel Braga. Foram três derrotas e nenhum gol marcado. Dois destes na Taça Guanabara:  seis pontos que fizeram falta para a classificação do clube para as semifinais. Isso vale também para a Taça Rio, quando o Vasco perdeu para o Fluminense por 2 a 0 (este jogo com equipe mista, diferentemente dos dois anteriores, quando foi escalado um time praticamente sub-23), e também acabou ficando muito longe da classificação, deixando o Gigante da Colina fora do primeiro torneio disputado no ano.

Já na Copa Sul-Americana, o Vasco acabou se despedindo em um jogo em que seu principal jogador também esteve ausente. Com a Covid-19, Cano não jogou a partida desta quinta-feira (3) contra o Defensa y Justicia (ARG) e, mais uma vez, o time passou em branco. Com a derrota de 1 a 0, deu adeus ao torneio continental. Seu substituto o atacante Ribamar demonstrou falta de pontaria e desperdiçou oportunidades que o argentino não costuma perdoar. Lesionado, Cano também não participou da segunda fase da competição (vitória por 1 a 0 e empate em 0 a 0 contra o Caracas(VEN)), em que o Vasco marcou somente um gol, mas, ao menos, conseguir avançar.

No Campeonato Brasileiro sua ausência foi sentida em três oportunidades. Derrotas em São Januário para Corinthians (1 a 2) e Ceará (1 a 4), além de um empate contra o lanterna Goiás fora de casa (1 a 1).

Assim, o Vasco só venceu uma vez, tendo empatado duas e perdido seis. Nestes nove jogos  sem Germán Cano, os jogadores vascaínos só conseguiram fazer quatro gols. Dois com Ribamar (sendo um de pênalti), um com o atacante Tiago Reis, em uma rara jogada bem trabalhada pelo ataque, e outro com Léo Matos, após cobrança de escanteio.

Ainda se recuperando da Covid-19, Cano é desfalque certo para o importante duelo contra o Grêmio, domingo (6), pelo Campeonato Brasileiro. Haverá vida no ataque do Vasco sem o argentino ou a péssima campanha sem seu artilheiro permanecerá?

Confira os jogos do Vasco na temporada sem Germán Cano:

22/01 – Vasco 0x1 Flamengo – Taça Guanabara – Campeonato Carioca
02/02 – Botafogo 1×0 Vasco – Taça Guanabara – Campeonato Carioca
15/03 – Vasco 0x2 Fluminense – Taça Rio – Campeonato Carioca
21/10 – Vasco 1×2 Corinthians – 18ª Rodada – Campeonato Brasileiro
28/10 – Vasco 1×0 Caracas (VEN) – 2ª fase (ida) – Copa Sul-Americana
01/11 – Goiás 1×1 Vasco – 19ª Rodada – Campeonato Brasileiro
04/11 – Caracas (VEN) 0x0 Vasco – 2ª fase (volta) – Copa Sul-Americana
30/11 – Vasco 1×4 Ceará – 23ª Rodada – Campeonato Brasileiro
03/12 – Vasco 0x1 Defensa y Justicia (ARG) – Oitavas de final (volta) – Copa Sul-Americana

Comentários