-

Começou nesta terça-feira (2) as aulas práticas da intertemporada da CBF com 95 árbitros de futebol. O objetivo da entidade é o aperfeiçoamento da arbitragem. Nesta terça, os árbitros estiveram no Clube de Aeronáutica do Rio de Janeiro (CAER). Em campo, os profissionais treinaram situações de jogo, mas em partida disputada por titulares e reservas de um clube da Barra da Tijuca.

Além dos árbitros no campo, o VAR também esteve presente no treinamento. Os árbitros fizeram exercícios de aperfeiçoamento e melhorias em lances utilizando o árbitro de vídeo.

Árbitro no Clube de Aeronáutica do Rio de Janeiro – Lucas Figueiredo/CBF

“Árbitro é como jogador. Tem que ter palestra, teoria, mas precisa praticar no campo de jogo. Tem que se preparar fisicamente, mas tem que vir aqui treinar com os jogadores as simulações de jogo. Assim como os jogadores treinam toda semana. Vai ser uma prática comum a partir de agora, nós vamos treinar os árbitros mais frequentemente e a gente tem certeza que o objetivo vai ser alcançado”, disse Wilson Semene, presidente da Comissão de Arbitragem.

Monitores em uso

Os árbitros que participaram das atividades foram acompanhados de perto por monitores. Um deles é Emerson Augusto de Carvalho, vice-presidente da Comissão, que foi assistente nas duas últimas Copas do Mundo (2018 e 2014). Ele também falou sobre o primeiro dia das aulas práticas.

“Estamos trabalhando árbitros, assistentes, para que dentro do campo de jogo, possamos aprimorar os critérios. Estamos tendo nesse primeiro dia os árbitros mais próximos de nós, da estrutura, e vamos trabalhar para que isso seja uma rotina”, explicou.

Cabine do VAR – Lucas Figueiredo/CBF

É fundamental que os árbitros pratiquem atividades, campo de jogo, para quando chegar na hora colocarem em prática. Aqui é o lugar de errar, de cometer os equívocos, e tenho certeza que a partir desse momento, vamos evoluir muito”, completou.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários