Copa do Mundo

Argentina e Holanda refazem encontro muito decisivo em Copas

Nesta sexta-feira (9), um dos maiores e mais decisivos confrontos de Copas do Mundo acontecerá em Lusail, no Qatar. Argentina e Holanda se enfrentam pela sexta vez em Mundiais, revivendo um encontro que sempre reservou grandes jogos, muitos deles decisivos. É a expectativa também para agora, visto que o jogo vale vaga na semifinal, sendo ainda um tira-teima: cada seleção levou a melhor duas vezes até o momento, além de um empate sem gols ainda na primeira fase da Copa de 2006.

O primeiro encontro entre as nações em Copas aconteceu em 1974. Embora não tenha valido classificação diretamente, o jogo marcou a primeira grande atuação da chamada ‘Laranja Mecânica’. No jogo de estreia da segunda fase, a Holanda fez 4 a 0 na Argentina, em uma atuação antológica de Cruyff, que fez dois gols e ajudou a levar os holandeses à final, onde perderiam para a anfitriã, Alemanha Ocidental.

Último confronto, em 2014: Argentina eliminou Holanda nos penais – Julian Finney/Getty Images

Quatro anos depois, as seleções voltaram a se encontrar, mas na grande final. Mais forte, a Argentina é que era dona da casa e enfrentava uma Holanda já sem Cruyff. Num jogo duro, Kempes e Nanninga fizeram um gol para cada lado, levando a decisão para a prorrogação. Nela, novamente Kempes e Bertoni decidiram a vitória que deu aos argentinos seu primeiro título mundial e o segundo vice seguido para os laranjas.

Vinte anos depois, um novo encontro

O confronto escapou de acontecer em décadas seguintes, muito por conta da ausência da Holanda de duas Copas consecutivas. Mas os caminhos das seleções se cruzaram de novo na França, em 1998: como agora, nas quartas de final. Kluivert fez 1 a 0 para os holandeses, mas Cláudio López empatou para a Argentina. O segundo tempo reservaria as maiores emoções.

A Holanda perdeu o lateral-esquerdo Numan, expulso pelo segundo amarelo. Mas, pouco depois, Ariel Ortega discutiu com o goleiro Van der Sar e lhe deu uma cabeçada. O árbitro não teve dúvidas e deu cartão vermelho ao camisa 10 da Argentina. Praticamente no lance seguinte, Frank de Boer lançou Bergkamp, que cortou Ayala e chutou para fazer um dos maiores golaços daquela Copa: Holanda classificada às semifinais.

O último confronto foi em 2014. Desta vez nas semifinais, argentinos e holandeses ficaram no zero durante 120 minutos. Os pênaltis, portanto, decidiriam a vaga na final. Coube a Sergio Romero, goleiro da Argentina, a consagração ao defender os chutes de Vlaar e Sneijder, com Maxi Rodríguez sacramentando a vitória por 4 a 2. Na decisão, diante da Alemanha, os portenhos ficaram com o vice, no Maracanã.

Nas coincidências da vida (e do futebol), Argentina e Holanda podem novamente cruzar com o Brasil mais adiante. Foi assim há 48 anos, quando as duas seleções estavam no mesmo grupo da Seleção, já que não havia mata-mata. Em 1998, os holandeses de fato enfrentaram os brasileiros na semifinal, enquanto a Argentina poderia encontrar o Brasil na final de 2014. Mas, havia um 7×1 no meio do caminho…

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Gabriel Andrezo

Posts Recentes

Roberto Assaf: Mais elogios a Tite

Flamengo 2 a 1. Não seria exagero afirmar que o Cruzeiro, que envolvia o adversário…

1 de julho de 2024

Botafogo celebra aniversário de 130 anos com missa solene no Cristo Redentor

O Botafogo vai celebrar o seu aniversário de 130 anos nesta segunda-feira, 1° de julho,…

30 de junho de 2024

Empate elimina México e coloca o Equador nas quartas

Sede da próxima Copa do Mundo, em 2026, o México, desta vez, não jogou como…

30 de junho de 2024

Seabra defende jogadores após derrota do Cruzeiro e analisa reforços

O Cruzeiro foi superado pelo Flamengo por 2 a 1 no Maracanã, em jogo válido…

30 de junho de 2024

Venezuela goleia Jamaica e enfrenta o Canadá na Copa América

A Venezuela terminou o Grupo B da Copa América na liderança. No fechamento da primeira…

30 de junho de 2024

Tite faz menção a Zico ao defender Lorran de críticas no Flamengo

O Flamengo realizou uma excelente exibição e derrotou o Cruzeiro por 2 a 1 neste…

30 de junho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!