Copa do Mundo

Arrascaeta marca, Uruguai vence Gana, mas está eliminado na Copa

O Uruguai venceu, mas não levou. Nesta sexta-feira, (2/12), no Al Janoub,  em Al Wakrah, venceu Gana por 2 a 0 com show do flamenguista Arrascaeta,  Enfim, titular  do Uruguai – como todos pediam no país – foi o autor dos dois gols da partida, no primeiro tempo.  Mas como a Coreia do Sul venceu surpreendentemente Portugal, de virada, por 2 a 1, a Celeste foi eliminada. Afinal, ambos ficaram com 4 pontos e saldo zero. Mas os sul-coreanos fizeram mais gols (4 a 2). Portugal ficou em primeiro, com 6 pontos e Gana em último com três pontos. Assim, a Coreia do Sul provavelmente será rival do Brasil nas oitavas.

O jogo ainda teve um “Déjà-vu”. Afinal, quando o placar estava 0 a 0, Gana perdeu um pênalti com André Ayew. Em 2010, quando os rivais se enfrentaram nas quartas da Copa da África, Gana desperdiçou uma penalidade na prorrogação e acabou eliminada pela Celeste. Há 12 anos Gian cobrou e Muslera defendeu. Desta vez, quem defendeu foi Rochet (Muslera é banco).

Uruguai manda no 1º tempo e Arrascaeta brilha

O Uruguai  começou dominando as ações, forçando a marcação, mas sem oferecer grande perigo para o gol africano. Aos 18, Kudus recebeu na área e foi derrubado pelo goleiro Rochet. O juiz inicialmente marcou impedimento. Confirmado que o jogador estava em posição regular, a penalidade foi marcada. André Ayew cobrou e Rochet defendeu. Isso acordou de vez o Uruguai, que animado, foi à frente e quase marcou aos 20, quando Darwin Núnez, por cobertura, encobriu o goleiro Zigi. Mas, aos 25, veio o gol Celeste. Após lançamento de Núñez, Suárez recebeu e chutou. O goleiro deu rebote e Arrascaeta marcou o primeiro gol uruguaio na Copa. Aos 31, após grande jogada coletiva, Suárez deu um tapa por cobertura para a entrada de Arrascaeta: 2 a 0.

Gana tenta, mas não marca

No segundo tempo, o jogo teve equilíbrio, com o Uruguai  buscando ora contra-ataques, ora gastar o tempo e reclamando muito da não marcação de pênalti em Darwin Núñez. Gana, por sua vez, tinha pouca eficácia ofensiva, mesmo com a entrada de Sulemana e Bukari. Assim, o Uruguai esteve sempre mais próximo do terceiro gol, que poderia dar um alívio à Celeste. Mas a partir dos 30 minutos, Gana passou a pressionar, mas sem sucesso. Contudo, o desespero tomou conta dos uruguaios. O jogo de Portugal com a Coreia estava nos acréscimos quando os sul-coreanos viraram para 2 a 1. Com isso, o Uruguai precisava de mais um gol para avançar pelo saldo. Pressionou, perdeu chances, deu chances para Gana marcar. A bola não entrou.  Choro uruguaio e muita festa para a Coreia lá no outro estádio. Os sul-coreanos acompanharam pelo celular o fim da  partida do Uruguai e vibraram muito.

GANA 0x2 URUGUAI

3ª Rodada do Grupo H da Copa do Mundo
Data: 2/12/2022
Local: Al Janoub, Al Wakrah (QAT)
GANA: Zigi; Seidu, Amartey, Salisu e Baba; Partey, Samed (Kyereh, aos 27′ do 2ºT); Kudus (Issahaku, aos 50′ do 2ºT), André Ayew (Bukari, no intervalo) e Jordan Ayew (Sulemana, no Intervalo); Iñaki Williams (Semenyo, aos 27′ do 2ºT). Técnico: Otto Addo
URUGUAI: Rochet; Varela, Giménez, Coates e Olivera; Varela, Bentancur (Vecino, aos 34′ do 1ºT) , Valverde e Arrascaeta (Maxi Gómez, aos 35′ do 2ºT); Pellistri (De la Cruz, aos 21′ do 2ºT), Darwin Núnez (Canobbio, aos 35′ do 2ºT) e Suárez (Cavani, aos 21′ do 2ºT) Técnico: Diego Alonso
Gols: Arrascaeta, aos 25′ do 1ºT (0-1); Arrascaeta, aos 31′ do 1ºT (0-2)
Árbitro: Daniel Siebert (ALE)
Auxiliares: Jan Seidel e Rafael Foltyn (Ambos da Alemanha)
VAR: Bastian Dankert (ALE)
Cartões amarelos: Darwin Núñez, Coates, Suárez (URU); Seidu (GAN)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Girona x Villarreal: escalações e onde assistir

A reta final do Campeonato Espanhol promete grandes emoções na briga pela vice-liderança. O Girona,…

13 de maio de 2024

Arana cita ‘expectativa alta’ por campanha do Atlético na Libertadores

Um dos destaques do Atlético, dono da melhor campanha da fase de grupos da Libertadores…

13 de maio de 2024

Corinthians x Argentinos Juniors: onde assistir, escalações e arbitragem

O Corinthians encara o Argentinos Juniors nesta terça-feira (14), às 21h30, na Neo Química Arena,…

13 de maio de 2024

Real Madrid x Alavés: escalações e onde assistir

Na 'ressaca' do título, o Real Madrid volta a campo pelo Campeonato Espanhol nesta terça-feira…

13 de maio de 2024

Peñarol x Atlético: onde assistir, escalações e arbitragem

Com uma campanha só de vitórias até o momento na Libertadores e com presença certa…

13 de maio de 2024

Cássio aceita proposta do Cruzeiro e encaminha saída do Corinthians

A era Cássio no gol do Corinthians parece ter chegado ao fim. Nesta segunda-feira (13),…

13 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!