Arrascaeta 2 a 0 Fortaleza. É isso. Em breve Jorge Sampaoli completará três meses no cargo, o prazo de validade previsto. Afinal, apesar da vitória sobre os cearenses, o Flamengo apresentou um futebol discreto, que logo será superado por equipes de maior categoria. O que vai empurrar o time carioca, ao longo do Brasileiro para um meio de tabela que permitirá, apenas, lutar por vaga na Sul-Americana.
Como ocorreu em 2022, o Rubro-Negro só conseguirá brigar por algo positivo quando contratar um técnico que mostre afinidade com o clube – notadamente time e torcida. O monstrengo portenho Sampaoli está sempre caminhando sem destino e olhando para o chão, ou seja, não vê efetivamente o jogo. O problema é que as partidas decisivas estão muito próximas, e ao contrário do ano passado, parece que não há mais tempo para evitar o pior.

No primeiro tempo

O Flamengo começou com a posse da bola, pois o Fortaleza optou por jogar recuado, explorando contra-ataques. Evidenciou um equívoco, pois na primeira vez que foi à frente obteve um pênalti – de Thiago Maia em Lucero – que Matheus Cunha defendeu, após cobrança de Yago Pikachu. E embora tenha sido óbvio que era negócio insistir em ameaçar o Rubro-Negro, para aproveitar as trapalhadas de sua zaga, o time cearense, que fazia marcação correta, bobeou. Aos 14, Arrascaeta levantou para o toque de Gabriel à esquerda de João Ricardo, abrindo o placar: 1 a 0.

Gabi celebra o primeiro gol que marcou sobre o Fortaleza – Foto:  Gilvan de Souza / Flamengo

O gol desorientou momentaneamente o Fortaleza. Mas o Flamengo não aproveitou, deixando de ampliar em pelo menos duas ocasiões, e o Leão do Pici manteve o resultado indefinido. Afinal, não oferecia chances ao adversário e vez por outra arriscava jogadas ofensivas em velocidade. Aos 42, por exemplo, Pochettino concluiu sem jeito para fora. E a equipe carioca, pressionada nos acréscimos, conseguiu terminar o primeiro tempo em vantagem. O Flamengo de 2019 teria liquidado este duelo em meia hora.

Fla no segundo tempo respira após o gol de Arrasaceta

No intervalo, Juan Vojvoda pôs Hércules, o homem que fez o gol da vitória de 2 a 1 sobre a equipe da Gávea no Maracanã em 2022. Pois é. O Fortaleza percebeu que poderia sair em busca do triunfo, e regressou com tal objetivo, tocando a bola, para explorar o erro do adversário. Já o Flamengo – que lançou Bruno Henrique e Pedro – mostrava dificuldades para jogar, errando passes em profusão. Irritava muito.

Por volta dos 15 minutos, a sucessão de equívocos da equipe carioca era tal que havia um equilíbrio medíocre, pois nada acontecia. Aos 18, Ayrton Lucas atrasou da linha de fundo, Emanuel Britez, conterrâneo de Sampaoli – ambos nasceram em Santa Fé – matou a pelota na canela, e Arrascaeta apanhou a sobra para fuzilar João Ricardo: 2 a 0.

Aos 32, Arrascaeta saiu para a entrada de Vitor Hugo. Fim de papo. É hora de pensar nos embalos de sábado à noite.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários