Na tarde desta quinta-feira (18), o Arsenal perdeu a invencibilidade na Liga Europa. Com a derrota em casa por 1 a 0 para o Olympiacos, da Grécia, o time comandado pelo técnico Mikel Arteta garantiu a classificação para as quartas de final da competição europeia, devido a vantagem construída no confronto de ida, quando os Gunners venceram o clube grego por 3 a 1, fora de casa. Os confrontos das quartas de final da Liga Europa serão definidos em sorteio nesta sexta-feira (19), na sede da UEFA.

Mesmo com uma atuação tecnicamente fraca e com muitas chances de gol desperdiçadas o Arsenal soube controlar a vantagem que tinha e conseguiu o seu principal objetivo, uma vez que é apenas o 10º colocado do Campeonato Inglês, e aposta todas as suas fichas na Liga Europa. El-Arabi foi o protagonista da vitória do Olympiacos, que ficou com um jogador a menos no fim do jogo e não teve forças para buscar o segundo gol e seguir com chances de classificação. Os gregos se despedem da segunda maior competição do Velho Continente, nas oitavas de final.

Zagueiro David Luiz, do Arsenal, na derrota por 1 a 0 para o Olympiacos pelo jogo da volta das oitavas de final da Liga Europa – Foto: DANIEL LEAL-OLIVAS / AFP

 

O jogo

O Arsenal manteve o controle do jogo durante a maior parte do tempo. Mesmo com boa vantagem no placar agregado, o time de Mikel Arteta estava em busca da vitória. Após um belo contra-ataque, Pepé driblou o goleiro, chutou a bola que desviou no zagueiro e por pouco não foi parar no fundo da rede. Depois do susto, o Olympiacos tentou mudar a postura e na melhor oportunidade dos visitantes no primeiro tempo, o goleiro Leno salvou a equipe do Arsenal. Pouco tempo depois, Aubameyang desperdiçou uma grande chance e chutou de bico para fora.

Na volta do intervalo, o Olympiacos teve uma atitude diferente e conseguiu balançar a rede do Arsenal com El-Arabi, aos cinco minutos do segundo tempo. Os Gunners até tentaram empatar a partida para garantir a classificação de forma mais tranquila, mas parecia estar satisfeito com o resultado, enquanto a equipe grega crescia no jogo. Aubameyang ainda teve outra chance cara a cara com o goleiro mas não soube aproveitar a oportunidade. O time de Mikel Arteta melhorou com a entrada do brasileiro Gabriel Martinelli. Na primeira jogada do jovem, ele sofreu uma falta que culminou na expulsão do zagueiro Ousseynou e facilitou a vida dos Gunners para controlar o resultado e garantir a vaga nas quartas de final da Liga Europa. Nos minutos finais, o brasileiro Martinelli ainda teve tempo de fazer uma linda jogada e Aubameyang quase empatou o jogo em belo gol de letra, mas o 1 a 0 prevaleceu até o apito final.

 

Outros jogos que tiveram início às 15h:

Dínamo de Zagreb* (CRO) 3 x 0 Tottenham (ING)

Molde (NOR) 2 x 1 Granada* (ESP)

Shakhtar Donetsk (UCR) 1 x 2 Roma* (ITA)

* – classificados para as quartas de final

Jogadores da Roma comemoram vitória por 2 a 1 diante do Shakhtar Donetsk, que garantiu a classificação para as quartas de final da Liga Europa – Foto: Sergei SUPINSKY / AFP

Comentários