Neste domingo de grandes emoções na Premier League, o Arsenal fez valer mais uma vez o seu título de time com melhor desempenho como visitante na competição e garantiu a vitória por 2 a 0 sobre o Newcastle em um jogo de tirar o fôlego. Ödergaard abriu o placar e Schär ampliou a vantagem com gol contra.

Mais três pontos entraram na conta dos Gunners (81 pontos), que agora estão separados do líder Manchester City (82 pontos) por apenas um ponto. Já os Magpies seguem em busca da confirmação da vaga na Liga dos Campeões, já que matematicamente não podem mais conquistar o título.

Melhor visitante da Premier, Arsenal abre o placar em um jogo difícil

Vice-líder da Premier League, o Arsenal já previa um jogo difícil contra o Newcastle (terceiro colocado) fora de casa. No ST. James’ Park, a partida começou com fortes emoções e o Arsenal encontrou dificuldade para criar jogadas de ataque, enquanto o rival levava perigo. Logo aos 7 minutos, um grande susto para a equipe de Mikel Arteta: Bruno Guimarães chutou para o gol e a bola pegou no braço de Kiwior. Mas na revisão pelo VAR, o árbitro voltou atrás na decisão.

Ödegaard abriu o placar para o Arsenal aos 13 minutos do primeiro tempo. Foto: Stu Forster/Getty Images

Sentindo a pressão dos Magpies, que só haviam perdido uma vez em casa até então (para o Liverpool), parecia improvável o Arsenal encontrar uma brecha. Mas um vacilo na defesa do Newcastle, resultou em uma boa troca de passes no ataque do rival e, de fora da área, Ödegaard abriu o placar para os Gunners com gol aos 13′.

Houve até tempo técnico improvisado e Howe e Mikel Artea aproveitaram para tentar reajustar os times em um jogo truncado. Na volta, uma bela finalização de Willock quase deixou tudo igual, mas Ramsdale estava preparado para fazer a defesa.

Goleiros brilham no segundo tempo

As equipes retornaram para a segunda etapa mais calmas, depois de algumas confusões em campo e um jogo muito disputado no primeiro tempo. Logo no início, Murphy recebeu na ponta direita, passou por Zinchenko, e mandou para Isak, que cabeceou na trave. Mais determinado a buscar o empate, o Newcastle deu trabalho para Ramsdale. Em novo arremesso de Trippier na grande área, Shär cabeceou, mas o goleiro do Arsenal salvou novamente.

Gabriel Jesus foi um dos destaques na vitória do Arsenal sobre o Newcastle. Foto: Stu Forster/Getty Images

Os goleiros brilharam durante o segundo tempo com defesas espetaculares. Mas o travessão também não escapou. Em uma bela jogada entre Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus, o camisa 11 quase ampliou o placar e passou perto de se tornar o brasileiro com mais gols em uma edição da Premier League (Firmino ainda é o primeiro, com os mesmos 15 gols), mas mandou na trave.

Newcastle presenteia Arsenal com gol contra

O jogo seguiu eletrizante, com as duas equipes investindo nas roubadas de bola e contra-ataques, embaladas pelas torcidas. Mas, quando menos esperava, o Arsenal ganhou um presente do Newcastle. Martinelli recebeu a bola pela esquerda e levou até a entrada da área, lutando contra a marcação de Botman. Na tentativa de cruzar de canhota, Schär pegou a bola e deixou Pope sem chance de defesa.

Com o clima tenso, o árbitro Chris Kavanagh foi amplamente criticado pelos jogadores e torcedores. Apesar de ver muitas jogadas perigosas, Kavanagh só tirou o cartão amarelo do bolso aos 27′, aplicando em Burn, por falta em Saka. Nos minutos finais, o Arsenal passou a jogar mais recuado, enquanto o Newcastle pressionava. Mas nem os seis minutos de acréscimos ajudaram os donos da casa a reverterem o placar.

Na próxima rodada da Premier League, o Newcastle enfrenta o Leeds, sábado (13), às 8h30 (horário de Brasília), no Elland Road. Já o Arsenal recebe o Brighton em casa, no domingo (14), às 12h30, na luta pelo título.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários