Armador do Pinheiros, Raulzinho comunicou à comissão técnica de sua ausência da seleção brasileira de basquete por motivos pessoais. Brasil enfrenta Uruguai e Panamá esta semana, pelas Eliminatórias da AmeriCup 2025, em Belém (PA).
Raulzinho, de 32 anos, atuou pela seleção na última edição das Olimpíadas, mas vinha de lesão. Então, como agente livre, ele acertou com o clube paulista para a disputa do NBB em 2024/25. Mas existe um acordo entre jogador e time para que ele deixe o Pinheiros caso receba uma proposta do exterior.
De acordo com a CBB, o colega de Raulzinho no Pinheiros, Lucas Atauri foi convocado em seu lugar para a seleção brasileira de basquete.
NBA
Em oito anos na NBA, Raul Neto passou por quatro times. Apesar de ser escolha do Atlanta Hawks no Draft de 2013, ele jamais atuou por lá. Então, jogou no Utah Jazz, Washington Wizards, Philadelphia 76ers e Cleveland Cavaliers.
Mas uma lesão durante a Copa do Mundo de Basquete, em 2023, foi um grande problema para ele. Raulzinho chegou a fechar contrato com o Fenerbahçe, da Turquia. No entanto, sem condições físicas, o armador não jogou.
Por fim, ele recebeu proposta para jogar no Pinheiros em 2024/25. Em cinco jogos, Neto possui médias de 16.8 pontos, 5.0 assistências e 3.8 rebotes em cerca de 20 minutos.
Proposta da Europa
De acordo com o jornalista Diego Marcondes, Raulzinho pode reforçar o Barcelona (Espanha). Ele seria o substituto de Nicolas Laprovittola. No entanto, existe grande preocupação por conta de seu estado físico. Então, todas as negociações estariam paradas no momento.
Por enquanto, ele segue no Pinheiros, mas pode deixar a equipe em breve.
Seleção
A seleção brasileira de basquete enfrenta Uruguai e Panamá nos dias 21 e 24 deste mês. Então, sem Raulzinho, o time convocado pelo técnico Aleksandar Petrovic está assim:
Armadores: Elinho, Alexey
Alas-armadores: Georginho, Reynan, Zu Júnior, Atauri
Alas: Gui Deodato, Mathias
Alas-pivôs: Mãozinha Pereira, Nathan
Pivôs: Bruno Caboclo, Márcio, Ruan