Invicto há 11 jogos, o Botafogo tem exibido um verdadeiro arsenal ofensivo para virar a fase em 2023. Afinal, são 31 gols neste curto período, média de 2.8 por partida. A título de comparação, o único clube da Série A que supera esta marca é o Fortaleza, com 32 bolas na rede. E dois nomes lideram o ataque em uma análise aprofundada: Eduardo e Tiquinho. Além disso, o alto número de gols no início e fim das partidas também chama cada vez mais a atenção e já se tornou uma característica marcante da equipe.
A pressão, a velocidade e a posse de bola fazem parte do estilo que deseja o investidor da SAF, John Textor. Claro, em sintonia com o trabalho do técnico Luís Castro. Nos bastidores alvinegros, isso vem sendo chamado de “Botafogo Way”, em referência ao idioma do empresário.
Destes 31 gols, oito deles saíram nos primeiros 15 minutos de jogo. Por outro lado, outros dez foram marcados nos 15 minutos finais. Dados, portanto, bastante fora da curva para qualquer equipe. No entanto, o português garante que não há uma orientação específica para este tipo de ação e dá valor à concentração e ao bom preparado físico dos atletas.
“Não há uma indicação minha de “olha, vamos fazer gols nos primeiros minutos ou mais nos últimos”. O que eu digo para os jogadores é: entrega-se com rigor, com foco ao jogo e naturalmente quem estiver mais focado, está mais à beira do sucesso. Felizmente temos feito isso, e muitos dos gols têm aparecido no início do jogo, que nos dá mais tranquilidade. E no final (dos jogos), talvez seja essa frescura física que apresentamos e assim se consegue abordar a baliza adversária até o fim com sucesso. Portanto, tudo depende da condição física, mental, tática e estratégica, e os jogadores têm estado bem”, avaliou o treinador.
Botafogo encara maior desafio contra arquirrival
Tamanha artilharia vai ser mesmo necessária para superar o próximo adversário, domingo, no Maracanã. Não só pela qualidade do Flamengo, atual campeão da Libertadores, mas porque o Glorioso perdeu nove dos últimos 11 clássicos para o arquirrival. Aliás, nos últimos três encontros, fez somente um gol – de Erison, que está emprestado ao São Paulo, na vitória do primeiro turno do Brasileirão de 2022.
Porém, não há momento melhor para deixar o tabu para trás. A evolução do time é notória e a confiança está em alta. Diferentemente do que vem fazendo na maioria das partidas, desta vez o Botafogo deve permitir que o Rubro-Negro tenha mais a bola e aposta nos contra-ataques. Tudo para manter a defesa protegida diante do poderio ofensivo que o rival também dispõe. Afinal, fez oito gols no Maringá na quarta-feira.
Artilharia é da dupla Eduardo e Tiquinho
Na frente, hoje, Eduardo e Tiquinho lideram as estatísticas com folga. Ambos marcaram sete vezes no período de invencibilidade, o qual, inclusive, estabeleceu o retorno triunfal do meio-campo, que sofreu um lesão na coxa na reta final do ano passado.
Na sequência, surgem Gustavo Sauer (3 gols), Cuesta, Fernandes e Tchê Tchê (2 gols) e Adryelson, Philippe Sampaio, Danilo Barbosa, Raí, Victor Sá, Júnior Santos, Matheus Nascimento e Janderson (1 gol), nestes últimos 11 jogos.
Lista dos 31 gols do Botafogo nos 11 jogos invicto:
Botafogo 7 x 1 Brasiliense • Gols: Danilo Barbosa, Eduardo, Adryelson, Cuesta, Tiquinho (3x) – 2 / 3
Portuguesa-RJ 0 x 0 Botafogo
Botafogo 3 x 1 Portuguesa-RJ • Gols Eduardo, Cuesta e Raí
Audax 1 x 2 Botafogo • Gols: Tiquinho e Gustavo Sauer
Magallanes-CHL 2 x 2 Botafogo • Gols: Tiquinho e Eduardo
Botafogo 5 x 2 Audax • Gols: Sauer (2x), Lucas Fernandes (2x), Philippe Sampaio
Ypiranga-RS 0 x 2 Botafogo • Gols: Eduardo (2x)
Botafogo 2 x 1 São Paulo • Gols: Tiquinho e Eduardo
Botafogo 4 x 0 César Vallejo-PER • Gols: Victor Sá, Tiquinho, Eduardo e Tchê Tchê
Bahia 1 x 2 Botafogo • Gols: Júnior Santos e Tchê Tchê
Botafogo 2 x 0 Ypiranga-RS • Gols: Matheus Nascimento e Janderson
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários