Seleção Brasileira

As cidades que o Brasil vai oferecer para abrir e fechar a Copa do Mundo feminina de 2027

O comando da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) oficializou à Fifa o desejo de que o Brasil seja sede da Copa do Mundo feminina de futebol em 2027. O Conselho da entidade aprovou na terça-feira (14/3), em reunião na Ruanda, detalhes do caderno de encargos para os candidatos. Também manteve, por exemplo, a exigência de pelo menos oito estádios e capacidade mínima de espectadores para a abertura e final de 55 mil pessoas.

Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues conversa com Gianni Infantino, mandatário da Fifa, em Ruanda. Brasil tenta ser a sede do Mundal feminino de 2027 – Pascal Bitz/FIFA

Com isso, no esboço do projeto que a CBF apresentará, com apoio do Governo Federal, o estádio Mané Garrincha (72 mil lugares), em Brasília, deve ficar como opção para o jogo inaugural. Já o Maracanã (78 mil lugares), no Rio, ficaria para a final. Mas há, também, a possibilidade de o Maracanã abrigar abertura e decisão.

O Brasil deve ter como concorrentes uma candidatura tripla europeia, formada por Alemanha, Bélgica e Holanda, os EUA e a África do Sul.
Com exceção das semifinais, que exigem capacidade mínima de arena para 35 mil pessoas, os jogos da fase de grupos, oitavas e quartas de final podem ocorrer em estádios menores, com capacidade para até 20 mil pessoas. Mas, mesmo assim, a CBF planeja apresentar equipamentos maiores usados na Copa masculina de 2014.

Até dez cidades como sedes da Copa feminina

Em 2019, a CBF colocou o Brasil como candidato à sede da Copa feminina de 2023. No projeto enviado à Fifa oito cidades receberiam partidas: Rio (Maracanã), São Paulo (Neo Química) Belo Horizonte (Mineirão), Porto Alegre (Beira-Rio), Salvador (Arena Fonte Nova), Recife (Arena Pernambuco), Manaus (Arena da Amazônia) e Brasília (Mané Garrincha). Contudo, no fim, o Brasil abriu mão da candidatura para apoiar a Colômbia, que perdeu a disputa para o plano conjunto de Austrália e Nova Zelândia.

Assim, no novo projeto brasileiro, o número de estádios e cidades pode aumentar para dez, a depender do apoio federal e estadual que forem oferecidos. Mato Grosso e Ceará já demonstraram interesse em ser sede dos jogos.

A Fifa vai decidir o país-sede da edição 2027 no Congresso de março de 2024. A Copa feminina de 2023 será disputada na Oceania entre 20 de julho e 20 de agosto. Será a primeira edição com 32 seleções e o Brasil está no Grupo F junto com França, Jamaica e Panamá.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Fluminense terá que quebrar jejum diante do Grêmio para reagir no Brasileirão

O primeiro semestre se encerra no próximo domingo (30), e o Fluminense não consegue engrenar…

29 de junho de 2024

Emocionado, Dorival comenta a morte de seu tio, o grande Dudu

Logo após a goleada do Brasil sobre o Paraguai, por 4 a 1, nesta sexta-feira…

29 de junho de 2024

Dorival Júnior vê Brasil comprometido e elogia Vini Jr

Após o fim da partida desta sexta-feira (28), o técnico Dorival Júnior, mesmo emocionado pela…

29 de junho de 2024

Paquetá destaca vitória do Brasil e explica erro em pênalti

Lucas Paquetá mostrou personalidade e, mesmo após errar pênalti no primeiro tempo da vitória do…

29 de junho de 2024

Vini Jr critica Conmebol após vitória do Brasil

Destaque da vitória do Brasil por 4 a 1 sobre o Paraguai, nesta sexta-feira, o…

29 de junho de 2024

Em meio à crise no Corinthians, gerente financeiro pede desligamento

Em meio à crise que vive nas últimas semanas, o Corinthians teve uma baixa fora…

29 de junho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!