Roberto Assaf

Assaf na Copa: E Mick Jagger sequer apareceu…

A França jogou menos futebol e seu grande craque, Kyllan Mbappé, não decidiu. Mas venceu mais uma na Copa. A Inglaterra perdeu um pênalti aos 80 minutos, com Kane mandando a bola no Canal da Mancha, quando os Bleus já ganhavam por 2 a 1. E desperdiçou a oportunidade de ouro para reagir, empurrando assim o adversário rumo ao bi mundial. O herói francês foi Giroud, e o vilão, ele, Kane, que se transformou no maior artilheiro da história do English Team, com 53 gols, no dia da eliminação de sua seleção. Jogo espetacular.

Bellingham leva a bola para a Inglaterra. O francês Tchouaméni observa – Divulgação / Inglaterra

França e Inglaterra fizeram um primeiro tempo equilibrado, pois as duas seleções foram superiores em momentos distintos, em jogo de muita movimentação e notadamente marcação, no qual os súditos de Charles III estiveram mais próximos do gol, mas quem anotou foi Tchouameni, com um arremesso longo, para o qual Pickford pulou atrasado. De acordo com o árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio, e com o VAR, que é estrábico, não houve pênalti de Upamecano em Kane, aos 26 minutos.

Duelo, aliás, de difícil prognóstico, com promessa de muitas emoções para a etapa derradeira, pela expectativa de saber qual comportamento deverão adotar as equipes. A França, para segurar a vantagem, e a Inglaterra, para reagir e derrubar a pose do adversário. Como previsto, ambos voltaram brigando a cada palmo pela bola.

Segundo tempo emocionante

Os Bleus, que ainda tinham o jogo na mão, procuravam agredir nos contra-ataques, que erravam no último passe. E os britânicos se esforçavam para chegar ao empate, obtido aos oito minutos, graças ao pênalti dele, Tchouameni, em Saka, que Kane cobrou para superar Lloris, o goleiro de seu clube, o Tottenham Hotspur: 1 a 1. Muita bola para rolar.

A Inglaterra, com um futebol de passes medidos, e destaques individuais, como o próprio Saka, vez por outra finalizava, tentando surpreender o keeper contrário. A França apostava basicamente na capacidade de Mbappé, que não brilhava efetivamente, mas estava em campo. É fato, porém, que os ingleses, com meia hora, mandavam na partida, e ainda aturavam os erros consecutivos do árbitro, que desconhecia as infrações cometidas pelos franceses.

Inglaterra fora da Copa

Pois em um jogo desses, não há como fazer, de fato, previsão: aos 33, Griezmann cruzou, Giroud cabeceou e pôs um pé dos Bleus nas semifinais: 2 a 1. Aos 34, Theo Hernandez empurrou Mount, que embora evidente, obrigou o VAR, agora com dois olhos vivos, obrigar Sampaio a rever, e a marcar novo pênalti. E não é que Kane isolou? Pois é. É dar chance demais ao azar. No último minuto, Rashford cobrou falta na risca da área para fora. Acabou. Não há justiça ou injustiça no futebol. Mas resultado. A França enfrentará Marrocos, mais uma de suas antigas colônias na África.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Artur Jorge não condiciona vitória do Botafogo a ter um jogador a mais

Técnico do Botafogo, Artur Jorge não condiciona a vitória sobre o Atlético-MG por 3 a…

8 de julho de 2024

Hulk diz o que Atlético precisa para encerrar ‘sequência negativa’

Hulk não fez rodeios ao comentar sobre o momento do Atlético na temporada. Após a…

7 de julho de 2024

Renato confirma permanência no Grêmio mesmo em situação complicada

O Grêmio perdeu por 3 a 0 para o Juventude neste domingo (7), pela 15ª…

7 de julho de 2024

Botafogo vence Atlético com autoridade e está a um ponto da liderança

Com uma atuação imponente, o Botafogo derrotou por 3 a 0 o Atlético na noite…

7 de julho de 2024

Athletico acerta com Martin Varini como novo técnico

O Athletico acertou a contratação do uruguaio Martin Varini para o comando técnico. Ele estava…

7 de julho de 2024

Lyncon se declara ao Vasco após primeiro gol: ‘Desde os 10 anos no clube’

O Vasco assegurou uma vitória surpreendente por 2 a 1 sobre o Internacional, no Beira-Rio,…

7 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!