Roberto Assaf

Assaf na Copa: O mesmo Brasil que goleou a mesma Coreia

O Brasil enfrenta nesta segunda-feira (5/12)  praticamente a mesma Coreia do Sul que goleou por 5 a 1 em 22 de junho, ou seja, há 164 dias, em Seul. Dos 22 jogadores relacionados por Tite para aquele amistoso, apenas quatro – Léo Ortiz, Guilherme Arana, Matheus Cunha e Philippe Coutinho – não estão no Qatar. Dos 14 asiáticos que participaram da partida, somente um dos 26 convocados pelo técnico Paulo Bento para a Copa, não foi ao torneio. Trata-se do zagueiro Lee Hong, de 35 anos .

O que se deseja aqui é deixar evidente que o confronto está muito próximo do que ocorreu faz quase seis meses na capital sul-coreana. O Brasil, após perder para Camarões com reservas ampliou a sua obrigação de ganhar, agora com os titulares, da frágil equipe comandada pelo treinador português. Aquele mesmo que foi demitido do Cruzeiro quando o clube mineiro chegou ao penúltimo lugar em meados do Brasileiro de 2016.

Em junho o Brasil goleou a Coreia do Sul –  Lucas Figueiredo/CBF

É evidente que os asiáticos cresceram, notadamente ao longo da Copa. Tanto que chegaram às quartas, eliminando inclusive um campeão mundial, o Uruguai, e que muitos de seus atletas estão fora do país. Mas ainda existe uma diferença técnica inquestionável entre a equipe de Tite e a Coreia do Sul, que deve prevalecer no confronto das oitavas.

Japão nas oitavas da Copa

O Japão é a seleção mais curiosa da Copa. Ganhou de Alemanha e de Espanha, ambas de virada, e perdeu para a Costa Rica. E a Croácia é, de todas, a mais, digamos, conservadora. Afinal, mantém o técnico vice-campeão em 2018, Zlatko Dalic. Ele convoca eventualmente os mesmos jogadores, que praticam o futebol de sempre, ora mais defensivo, ora ofensivo, dependendo do adversário.

O que acontece agora é que se o Japão não tem novidades a respeito da Croácia, o treinador dos xadrezes aprendeu que a seleção oriental foi capaz de derrubar dois gigantes. Ou seja: deve ser enxergada sob outro ponto de vista. Assim, não oferecerá tantos espaços, caso fosse um simples amistoso antes da Copa, pois tem agora a certeza que o adversário tem qualidades suficientes para encará-lo. Mas se a Croácia, que tem ótimos jogadores, souber anular o entusiasmo dos orientais, diminuindo-lhes o ritmo, provavelmente ganhará o confronto.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

 

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Emocionado, Dorival comenta a morte de seu tio, o grande Dudu

Logo após a goleada do Brasil sobre o Paraguai, por 4 a 1, nesta sexta-feira…

29 de junho de 2024

Dorival Júnior vê Brasil comprometido e elogia Vini Jr

Após o fim da partida desta sexta-feira (28), o técnico Dorival Júnior, mesmo emocionado pela…

29 de junho de 2024

Paquetá destaca vitória do Brasil e explica erro em pênalti

Lucas Paquetá mostrou personalidade e, mesmo após errar pênalti no primeiro tempo da vitória do…

29 de junho de 2024

Vini Jr critica Conmebol após vitória do Brasil

Destaque da vitória do Brasil por 4 a 1 sobre o Paraguai, nesta sexta-feira, o…

29 de junho de 2024

Em meio à crise no Corinthians, gerente financeiro pede desligamento

Em meio à crise que vive nas últimas semanas, o Corinthians teve uma baixa fora…

29 de junho de 2024

Brasil vence Paraguai e encaminha classificação na Copa América

A Seleção Brasileira conquistou a primeira vitória pela Copa América. Nesta sexta-feira (28), o Brasil…

28 de junho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!