O Athletico-PR está na decisão da Copa Sul-Americana-2021. E fará final brasileira, contra o Red Bull Bragantino. O time paranaense confirmou a vaga ao derrotar o Peñarol por 2 a 0 nesta quinta-feira (30), na Arena da Baixada, gols de Nikão  e de Pedro Rocha (na ida, no Uruguai, o Furacão venceu por 2 a 1). A decisão será no dia 20/11, em Montevidéu. O Furacão buscará o bi (levou em 2018) e o Braga tentará o primeiro caneco em torneio continental.

O triunfo atleticano confirma o domínio do futebol brasileiro no continente. Além da final brazuca na Sula, Flamengo e Palmeiras farão a decisão da Libertadores, também em Montevidéu, mas no dia 27/11.

Nikão celebra o gol que marcou para o Furacão no primeiro tempo –  Divulgação/CONMEBOL Sudamericana

O jogo, mesmo realizado sem público por causa da pandemia, contou com o apoio de cerca de 500 torcedores presentes do lado de fora do estádio.

Primeiro tempo
A etapa inicial foi movimentada, com os times buscando o ataque. O Athletico saiu na frente aos 24 minutos: Terans fez ótima jogada individual partindo do meio de campo até dentro da área e tocando para Nikão bater de primeira à esquerda do goleiro Dawson. Nikão (terceiro jogador com mais partidas pelo clube na história, 297) e seus companheiros vibraram muito. Afinal, naquela altura, apenas se o Peñarol vencesse por 3 a 1 iria para a final.

Só que o Athletico recuou e o Peñarol foi ao ataque e, aos 26, Santos saiu mal do gol e Álvarez Rodriguez mandou no travessão. Dois minutos depois, o Peñarol teve pênalti a seu favor, uma falta de Erick em Ramos que o VAR demorou cinco minutos para definir se era penalidade ou não. Mas Ceppelini cobrou no meio do gol e Santos defendeu.  A etapa inicial terminou com o Peñarol finalizando muito mais (8 a 2) e com 60% de posse da bola.

Segundo tempo
O jogo foi menos intenso. O Athletico cadenciou as jogadas e o Peñarol não encontrou caminhos para tentar a finalização. Tanto que a primeira grande jogada só rolou aos 25 minutos e foi do Furacão, um chute de Abner que passou raspando.  O treinador uruguaio entupiu o time de atacantes na reta final e abriu espaços para que o Athletico ampliasse aos 34, com Nikão dando assistência para Pedro Rocha marcar. Athletico na final e foguetório da torcida nos arredores do estádio.

ATHLETICO-PR 2X0 PEÑAROL -URU

Data: 30/9/2021 – Semifinal da Sul-Americana (volta)
Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)
ATHLETICO-PR: Santos; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo (Nicolas, aos 40′ do 2ºT); Marcinho, Richard (Lucas Fasson, aos 40′ do 2ºT), Erick (Leo Cittadini, aos 20′ do 2ºT) e Abner; Terans (Pedro Rocha, aos 20′ do 2ºT) , Nikão e Bissoli (Kayzer, aos 14′ do 2ºT). Técnico: Paulo Autuori.
PEÑAROL: Dawson; Giovanni González, Carlos Rodríguez, Kagelmacher e Ramos (Valentín Rodríguez, aos 11′ do 2ºT); Jesús Trindade, Walter Gargano, Canobbio (Alonso, aos 33′ do 2ºT) , Ceppelini (Nahuelpán, aos 11′ do 2ºT); Facundo Torres  (Laquintana, aos 27′ do 2ºT) e  Álvarez Martínez Gaitán, aos 33′ do 2ºT). Técnico: Mauricio Larriera.
Gols: Nikão, aos 24′ do 1ºT (1-0); Pedro Rocha, aos 34′ do 2ºT (2-0)
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Auxiliares: Tulio Moreno e Lubín Torrealba (VEN)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Cartões amarelos: A Zé Ivaldo (ATH); Ramos e Alvarez Martínez (PEN)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários