Na partida de volta das oitavas de final da Libertadores, o River Plate derrotou o Athletico-PR por 1 a 0  nesta quarta-feira,  no Estádio  Libertadores de América, em Avellaneda. O resultado, somado ao 1 a 1 no jogo de ida foi o fim da linha para o Furacão e valeu a classificação ao River, pelo gol marcado fora de casa. Agora, o atual vice-campeão continental espera o vencedor de Del Valle-EQU e Nacional-URU para saber qual o seu rival. O time brasileiro cai de pé: mesmo desfalcado de 12 jogadores (11 com COVID-19) fez jogo duro contra um rival fortíssimo.

Pinola, o grande zagueiro do River Plate, luta pela bola com o compatriota Lucho Gonzalez – Juan Mabromata /AFP

Bento mandou bem

O grande destaque foi o goleiro atleticano Bento. Terceiro goleiro da equipe e com apenas dois jogos profissionais, ele assumiu a posição em razão de o  titular Santos e o reserva Jandrei estarem com COVID. O garoto fez uma série de grandes defesas e quase pegou o pênalti.

Primeiro tempo

O Athletico esteve sempre muito focado na marcação, tentando diminuir o espaço para os argentinos. E a virilidade foi tanta que logo aos 15 segundos Walter fez uma falta no meio de campo e levou amarelo. O River teve as melhores chances e. aos 27,  Casco recebeu pela esquerda e bateu.  Bento espalmou e a bola ainda bateu na trave antes da defesa paranaense rechaçar. O Furacão assustava em contra-ataques, como um  puxado por Walter pela esquerda que Carlos Eduardo cabeceou boa defesa de Armani. Walter, aliás, era o jogador que melhor segurava a bola do ataque atleticano, que teve muito pouca posse ofensiva.

Segundo tempo

No segundo tempo  só deu River Plate e aí apareceu o goleiro Bento. Com uma série de defesas milagrosas, as duas melhores  em finalizações de De La Cruz. Numa cobrança de falta e num tiro à queima-roupa na marca do pênalti.  O Athletico pouco assustava e aos 37 minutos saiu o gol argentino. Após cruzamento de esquerda, Cristian empurrou Borré. Pênalti. De La Cruz cobrou na trave, a bola bateu nas costas do goleiro Bento, na trave de novo  e sobrou para o próprio De La Cruz tocar para o gol.

 

RIVER PLATE  1X0  ATHLETICO-PR 

1/12/2020 –  Copa Libertadores –  Oitavas de final – Jogo de volta
Estádio Libertadores de América,  Rio (RJ) – portões fechados

RIVER PLATE:  Armani; Montiel, Rojas, Paulo Díaz, Pinola e Casco; Enzo Pérez, Ignacio Fernández  (Carrascal, aos 21′ do 2ºT) e De La Cruz (Ponzio, aos 43′ do 2ºT) ; Mathias Suárez  (Julian Álvarez, aos 31′ do 2ºT) e Borré   TEC: Marcelo Gallardo

ATHLETICO-PR:  Bento; Pedro Henrique, Thiago Heleno, Lucas Halter e Erik; Richard (Wellington, aos 31′ do 2ºT) n, Christian, Leo Citadini e Lucho González (Ravanelli, aos 23′ do 2ºT); Carlos Eduardo e Walter (Renato Kayzer, aos 23′ do 2ºT)    TEC: Paulo Autuori

GOL:   De La Cruz, de pênalti, aos 37′ do 2ºT (1-0)

Juiz:  Jésus Valenzuela (VEN)
Assistentes: Lubin Torrealba e Jorge Urrego  (Ambos da Venezuela)

VAR: Christian Garay (CHI)

Cartões amarelos:  Casco  e De La Cruz (RIV), Walter, Erick (ATH)
Cartão vermelho:  Não Houve

Comentários