Futebol Brasil

Athletico-PR bate Libertad e avança às oitavas da Libertadores

O Athletico-PR está classificado para as oitavas de final da Libertadores-2023. Afinal, na noite desta terça-feira (6/6), pela 5ª rodada do Grupo G, enfrentou o Libertad-PAR, na Arena da Baixada, em Curitiba. Mas não vacilou: 1 a 0, golaço de Christian, dois minutos depois de entrar em campo, aos 27 minutos do segundo tempo. Assim, foi aos dez pontos, deixando o Libertad com seis. Porém, o Furacão nem precisou saber o resultado de Alianza e Atlético Mineiro, que se enfrentaram após o término do duelo em Curitiba, assegurar a vaga antecipadamente (antes do jogo o Alianza tinha quatro pontos; o Galo, seis).

Veja aqui a tabela de classificação da Libertadores-2023

O atleticano Canobbio (de vermelho) disputa a bola com o lateral-esquerdo Espinoza, do Libertad – Jose TramontinJose Tramontin

Libertad equilibra no primeiro tempo

O Libertad foi melhor nos primeiros 30 minutos, fechando espaços, anulando os atacantes e, quando tinha a bola, conseguia boas jogadas. Villalba sempre era uma boa opção doistribuindo o jogo ou tentando o chute. Aliás, o Libertad chutou mais do que os atleticanos na etapa inicial.  Contudo, sem  direção. Tanto que o goleiro Bento não fez nenhuma defesa digna de nota. O Furacão só começou a assustar quando passou a tentar chutes de fora da área. Um de Erick, aos 30, passou raspando. E o melhor foi um tiro de Cuello, mas que o goleiro Martin Silva (ex-Vasco) espalmou para escanteio.

Christian define a classificação do Athletico-PR

Com Vitor Bueno na vaga de Cuello, o Athletico voltou melhor. Além disso, Vitor Roque, anulado no primeiro tempo, acordou. E teve as duas melhores chances do time antes dos 20 minutos. Na primeira, foi enganado no tempo de bola em cruzamento de Canobbio.  Finalizou mal e a bola subiu. No outro, recebeu desmarcado, invadiu a área e chutou cruzado. Mas a bola foi para fora. Contudo, o Libertad era perigoso. Villalba, numa jogada individual, quase fez um golaço, mas a  bola saiu. E, aos 22, após cruzamento da esquerda, Enso González bateu de goleiro e Bento fez a grande defesa do jogo, evitando gol certo.

Aos 25, Paulo Turra mudou em dose dupla: Titou Canobbio e Terans e colocou Thiago Andrade e Christian. Dois minutos depois, o lateral Fernando tocou para Christian, pela esquerda. Ele dominou, cortou para o centro tirando dois marcadores e chutou de fora da área. Golaço para fazer 1 a 0. Festa atleticana. O jogo se abriu. Erick quase ampliou para os paranaenses (mas Viera salvou em cima da linha). O veterano Roque Santa Cruz (42 anos e que entrara aos 30 da etapa final), chutou para mais uma grande defesa de Bento.

No fim, aos 45, após cruzamento da esquerda, um grande susto para os atleticanos. Villalba dominou na área, chutou cruzado e empatou o jogo. Mas anulado pelo VAR (a bola bateu no braço do paraguaio. E mesmo colado ao corpo, a regra indica a anulação). Alívio e vaga às oitavas garantida.

ATHLETICO-PR 1×0 LIBERTAD/PAR

5ª rodada do Grupo G da Copa Libertadores
Data: 06/06/2023
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
ATHLETICO-PR: Bento; Madson, Thiago Heleno, Pedro Henrique e Fernando; Erick, Alex Santana (Hugo Moura, aos 42′ do 2ºT) e Terans (Thiago Andrade, aos 25′ do 2ºT); Canobbio (Christian, aos 25′ do 2ºT), Vitor Roque (Rômulo, aos 37′ do 2ºT) e Cuello (Vitor Bueno, no Intervalo). Técnico: Paulo Turra.
LIBERTAD: Martín Silva; Piris, Viera, Barboza e Espinoza; Sanabria (Oviedo, aos 42′ do 2ºT), Campuzano, Gómez e Villalba; González (Fernández, aos 30′ do 2ºT) e Óscar Cardozo, aos 30′ do 2ºT) Técnico: Daniel Garnero.
Gols: Christian, aos 27′ do 2ºT (1-0)
Árbitro: Gery Vargas (Bolívia)
Assistentes: José Antelo (Bolívia) e Edwar Saavedra (Bolívia)
VAR: Rodrigo Carvajal (Chile)
Cartões amarelos: Alex Santana (ATH); Espinoza, Campuzano (ATH)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Flamengo multa Gabigol e tira a camisa 10 do atacante

O Flamengo comunicou, na tarde desta sexta-feira (17), que multou Gabigol e tirou a camisa…

17 de maio de 2024

Thiago Silva comemora golaço de Marcelo pelo Fluminense

Futuro zagueiro do Fluminense, Thiago Silva foi às redes sociais comemorar a classificação do Tricolor…

17 de maio de 2024

Gerson, do Flamengo, revela ter quase parado de jogar futebol: ‘Estava numa situação grave’

Após muitas dificuldades, Gerson está de volta aos gramados e vive um momento especial no…

17 de maio de 2024

Grêmio retorna aos treinos em SP após 15 dias de paralisação

O Grêmio optou por deixar o Rio Grande do Sul e escolheu São Paulo como…

17 de maio de 2024

STF mantém Sport como único campeão brasileiro de 1987

O novela sobre o título da Copa União de 1987 ganhou um novo capítulo nesta…

17 de maio de 2024

Ramon Menezes convoca Seleção Sub-20 para Data-Fifa de junho

O técnico Ramon Menezes convocou, na tarde desta sexta-feira (17), a Seleção Brasileira Sub-20 para…

17 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!