Nunes atuou no Flamengo e no Atlético-MG  – Wikimedia Commons

Uma das rivalidades mais intensas do futebol brasileiro está completando 40 anos. Tudo começou na decisão do Campeonato Brasileiro de 1980  quando as duas melhores equipes do país daquele tempo decidiram o título de forma épica em duas partidas realizadas no Mineirão, a primeira, e Maracanã, a segunda. Estiveram em campo craques como Zico, Adílio, Carpegiani, Andrade, Júnior,  Cerezo, Luizinho, Reinaldo  e Éder. O gol do centroavante Nunes deu a vitória de 3 a 2 ao time carioca e o primeiro caneco de campeão Brasileiro.

Em 86, o Atlético-MG vai à forra e elimina o Flamengo nas oitavas de final do Brasileirão com o 1 a o no Mineirão, gol do lateral-direito Nelinho, de pênalti. No Maracanã, o duelo terminara empatado por 1 a 1. Nesta decisão, o carrasco do Galo em 1980, Nunes, vestiu a camisa do time mineiro.

Um ano depois, nas semifinais da Copa União, as duas equipes fizeram outro duelo memorável e o time carioca derrubou o favoritismo do Galo do técnico Telê Santana,  em pleno Mineirão, com outro 3 a 2.

Este ano, na primeira rodada do Brasileiro, o Galo levou a melhor. O time do técnico Jorge Sampaoli bateu o Flamengo do treinador Domènec Torrent por 1 a 0, no gol contra do lateral-esquerdo Filipe Luís.

Flamengo e Atlético-MG já se enfrentaram 115 vezes em toda a história, com vantagem rubro-negra. Foram 46 vitórias dos rubro-negros, 32 empates e 37 derrotas.

Comentários