Após conquistar o título do Campeonato Brasileiro de 2021 e encerrar o jejum de 50 anos, o Atlético busca o reconhecimento de outro título nacional, na década de 30, para se tornar tricampeão brasileiro. O clube enviou uma documentação à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pedindo o reconhecimento da Copa dos Campeões de 1937, organizada pela extinta Federação Brasileira de Futebol (FBF).

Atlético para 2022: quem chega, quem sai e quais os reforços

Atlético conquistou o bi em 2021, mas já quer ser considerado como tri – Pedro Souza / Atlético

A Copa dos Campeões reunia os vencedores dos estaduais da região sudeste do ano anterior. Em 1937, disputaram Galo, Fluminense, Portuguesa-SP, Rio Branco-ES, o campeão do Estado do Rio (a cidade do Rio, na época era a capital federal, era independente do estado) e o Aliança de Campos. Um outro representante da cidade do Rio, o Liga da Marinha, completava o sexteto.

Na edição de 1936, ainda existiam disputas entre diferentes federações dentro do mesmo estado e, sendo assim, Vasco e Palmeiras (na época Palestra Itália), também foram campeões de torneios estaduais.

“Já fizemos um trabalho, já apresentamos à CBF para que ela reconheça, como reconheceu dos outros clubes. Temos muita esperança que isso pode acontecer. Depende da CBF. A parte que dependia do Atlético-MG, foi feita. Comprovando os jogos, as matérias que saíram na época dos jornais e tudo mais. A CBF vai analisar e estamos otimistas que isso possa dar certo”, disse o presidente Sérgio Coelho.

A CBF reconhece o Campeonato Brasileiro a partir de 1971, mas já reconheceu competições como a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que foram realizados entre 1959 e 1970, como títulos nacionais. Antes disso, a entidade máxima do futebol brasileiro não reconhece outros torneios como títulos nacionais.

Para relembrar

O Galo estreou levando uma surra do Fluminense: 6 a 0. Em seguida, empatou com o Rio Branco, 1 a 1. Daí para a frente engrenou quatro vitórias: Portuguesa (5 a 0), Fluminense (4 a 1), Rio Branco (5 a 1) e Portuguesa (3 a 2, com direito a dois gols do mito Guará). No fim, terminou com nove pontos, contra seis do Fluminense.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários