Na tarde deste domingo (13), o Atlético-MG encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro derrotando o Corinthians por 1 a 0, em São Paulo. Dessa forma, o Galo garantiu a sétima colocação, carimbando assim seu passaporte para a Copa Libertadores da América do ano que vem. Os mineiros, no entanto, terão que jogar a etapa preliminar antes de entrar na fase de grupos. Por outro lado, o Corinthians, que já estava garantido na Liberta, estacionou no quarto lugar.

Atlético superou o Corinthians para se garantir na fase preliminar da Libertadores – Pedro Souza / Atlético

As atuações do Corinthians. Veja!
As atuações do Atlético. Veja!

Primeiro tempo

O Corinthians começou o jogo atacando e tomando mais a iniciativa de avançar. Por outro lado, coube ao Atlético uma postura de contra-ataque. A primeira boa chance foi do Timão, quando Yuri Alberto bateu para boa defesa de Éverson. A resposta veio em chutes de Zaracho e Keno, que passaram perto da trave. Assim, o Galo foi se soltando aos poucos, mas ainda sofria com as chegadas de Roger Guedes, o melhor do Corinthians. Aos 40 minutos, Nacho cruzou da direita e Fausto Vera colocou o braço na bola. Pênalti, que o VAR checou e marcou, embora as reclamações corintianas tenham levado minutos. Na cobrança, Vargas bateu forte  e fez 1 a 0 para o Galo.

Segundo tempo

Sem conseguir dominar o meio-campo, o Corinthians voltou do intervalo com Renato Augusto no jogo. A mexida surtiu efeito no começo, quando o camisa 8 criou uma boa chance, que Fábio Santos bateu para fora. Mas o Atlético foi, aos poucos, tomando o controle da partida. Réver e Nacho Fernández levaram perigo em duas oportunidades à meta de Cássio. Aliás, o goleiro corintiano foi o grande personagem do segundo tempo. Posteriormente, ele fez bela defesa em chute rasteiro de Keno, além de contar com a sorte em uma cabeçada ruim de Nacho. Ademir quase fez 2 a 0, mas Cássio o parou novamente. No fim, o Corinthians não conseguiu furar o bloqueio e o Atlético pôde comemorar sua classificação à Libertadores.

CORINTHIANS 0x1 ATLÉTICO – 38ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Data e horário: 13/11/2022, às 16h (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Gol: Vargas (pênalti), 45’/1ºT (0-1)
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Robert Renan e Fábio Santos; Vera (Mateus Vital, 16’/2ºT), Du Queiroz, Maycon (Giovane, 26’/2ºT) e Ramiro (Renato Augusto, intervalo); Yuri Alberto e Róger Guedes. Técnico: Vítor Pereira.
ATLÉTICO: Éverson; Mariano, Jemerson, Réver e Dodô; Allan, Jair e Nacho Fernández (Rubens, 50’/2ºT); Zaracho (Guga, 35’/2ºT), Vargas (Pavón, 35’/2ºT) e Keno (Ademir, 22’/2ºT). Técnico: Cuca.
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Alex dos Santos (RS)
VAR: Péricles Bassols Pegado Cortez (FIFA-SP)
Cartões amarelos: Fábio Santos, Maycon, Roger Guedes (COR); Zaracho, Jemerson, Éverson, Allan, Nacho Fernández, Vargas (CAM)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários