Scarpa celebra o primeiro gol do Atlético nesta virada sensacional em cima do Grêmio, no Sul. Foto: Pedro Souza / Atlético

Após um primeiro tempo horrível, quando jogou com um a mais desde os 19 do primeiro tempo (Gustavo Martins expulso) e viu o Grêmio abrir 2 a 0, o Atlético Mineiro conseguiu uma reação incrível.  Afinal, diminuiu aos 27 da etapa final, num pênalti de Scarpa. E virou nos acréscimos com tentos de Palacios e Vargas. No fim: Galo 3 a 2 numa virada histórica na Arena do Grêmio. O duelo deste domingo (1/9) foi o primeiro na casa gremista desde a enchente que assolou Porto Alegre e inundou o seu estádio em maio. Braithwaite e Cristaldo fizeram os gols neste duelo válido pela 24ª rodada do Brasileirão.

A vitória que parecia improvável leva o Galo aos 33 pontos. Assim, se consolida em oitavo lugar. Já o Grêmio para nos 27 pontos, em 14º lugar.

Soteldo faz a marcação em cima de Scarpa durante o duelo entre Grêmio e Atlético, na Arena gremista. Foto: Pedro Souza / Atlético

Atlético, com um a mais, vê Grêmio abrir vantagem

O Atlético foi irreconhecível no primeiro tempo. Afinal, depois de quase marcar quando Bernard mandou na trave após cruzamento de Arana, o time cedeu espaços ao Grêmio. Assim, os mineiros não conseguiram se impor nem mesmo quando Kannemann atrasou bola no fogo para Gustavo Martins, que perdeu para Deyverson, fez falta e foi expulso aos 19 minutos. Pelo contrário, sem criatividade e com Fausto Vera muito mal, seguiu vacilante na defesa e viu o Grêmio abrir 2 a 0. Primeiramente com Braithwaite concluindo uma bola que Kannemann escorou após escanteio. Depois, aos 40, Soteldo cruzou para Cristaldo cabecear, Everson defendeu parcialmente. Mas o mesmo Cristaldo mandou para a rede.

O Galo voltou para o segundo tempo com duas mudanças: saiu o inoperante Fausto Vera para a entrada de Palácios. Já Otavio deu vaga a Vargas, o que fez o time voltar com um ataque mais robusto.  Deu certo, pois o Galo foi bem mais objetivo. Palacios, num chute de fora da área, obrigou Marchesín a grande defesa. Mas o Grêmio também estava ligado no ataque. Soteldo quase ampliou e Braithwaite mandou uma na trave.

Galo vira nos acréscimos

Aos 27, o Galo diminuiu o placar. Scarpa cobrou escanteio rasteiro para Palacios na área. João Pedro tentou cortar e derrubou o atleticano. Pênalti que Scarpa cobrou e colocou 2 a 1 no placar. Isso fez o Atlético passar a pressionar, atrás do empate. E conseguiu isso nos acréscimos.Um cruzamento da direita foi achar Allan Kardec (que acabara de entrar no lugar de Scarpa). O atacante cabeceou, a bola bateu no braço de João Pedro. Novo pênalti. Palacios cobrou e empatou o jogo.

O Grêmio teve um branco e, aos 51 minutos, viu o Galo virar. Desse modo, num ataque muito veloz, Vargas pegou uma sobra de chute de Arana e mandou para a rede. Enfim, uma vitória de que o Atlético lembrará por muito tempo. Mas os gremistas vão tentar esquecer.

GRÊMIO 2×3 ATLÉTICO

Campeonato Brasileiro – 25ª rodada
Data: 1/9/2024
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
GRÊMIO: Marchesín; João Pedro, Gustavo Martins, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Dodi (Ronald, 44’/2ºT), Cristaldo (Natan Fernandes, 31’/2ºT e, depois, Geromel, 44’/2ºT)), Monsalve (Edenílson, 13’/2ºT) e Soteldo; Braithwaite (Natã, 13’/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho.
ATLÉTICO: Éverson; Sarávia, Battaglia, Jr Alonso e Arana; Fausto Vera (Palacios, Intervalo), Otávio (Vargas, Intervalo), Alan Franco e Scarpa (Alan Kardec, 42’/2ºT); Bernard (Rubens, 21’/2ºT) e Deyverson (Cadu, 21’/2ºT). Técnico: Gabriel Milito.
Gols:  Braithwaite, 31’/1ºT (1-0); Cristaldo, 40’/1ºT (2-0). Scarpa, pênalti, 27’/2ºT (2-1); Palacios, 49’/2ºT (2-2). Vargas, 51’/2ºT (3-2)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (SP) e Luiz Alberto Nogueira (SP)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Kannemann (GRE); Bernard, Deyverson, Palacios  (ATL)
Cartão Vermelho: Gustavo Martins (GRE, 19’/1ºT)

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários