Futebol Internacional

Austrália vence Peru nos pênaltis, e está classificada para a Copa do Qatar

A Austrália é a 31ª seleção classificada para a Copa do Mundo-2022 A vaga veio nesta segunda-feira (13), com a vitória nos pênaltis,  5 a 4, sobre  Peru, após 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, no Estádio Al Rayyan, no Qatar.  O jogo foi válido pela repescagem. Envolveu o 5º colocado da América do Sul contra o vencedor do duelo entre os terceiros colocados da fase final da Ásia (a Austrália – que é  da Oceania, mas joga a eliminatória asiática, bateu os Emirados Árabes por 2 a 1 em 7/6, também no Qatar).

Veja aqui quais são as seleções classificadas para a Copa de 2022

O herói acabou sendo o goleiro Redmayne. O jogador do Sydney FC/AUS entrou no fim da prorrogação no lugar do titular Ryan apenas para as cobranças de pênaltis. considerado pegador de pênaltis e que tem um estilo de não parar no gol, agitando os braços como um bonecão do posto. Acabou defendendo a cobrança decisiva (de Valera).

O peruano Advíncula sai com a bola e é perseguido pelo australiano Leckie – Divulgação / FPF

A Austrália, com a classificação, vai para o Grupo D, ao lado de França (adversário da estreia, em 22/11), Dinamarca e Tunísia. Esta será a sexta participação dos australianos. Eles jogaram os mundiais em 1974, 2006, 2010, 2014 e 2018. Sua melhor colocação foi em 2006 (caiu nas oitavas para a Itália).

Agora resta apenas uma vaga em jogo e será definida nesta terça-feira (14), quando a Costa Rica (4ª colocada da Concacaf) enfrenta a Nova Zelândia (campeã da Oceania) também no Estádio Al Rayann, em Doha.

No tempo normal

O Peru teve um desfalque de peso: Yotún (ex-Vasco), machucado. O primeiro tempo foi uma decepção, com péssimo futebol das seleções e nenhuma inspiração. De bom, apenas a festa da torcida, principalmente dos animados e barulhentos peruanos. Um chute para fora de Mooy no primeiro minuto e outros cinco chutes para fora foi o que a Austrália fez. Do lado do Peru, ainda mais fraco embora com maior posse (52% a 48%) , duas finalizações para fora fora.  Em 45 minutos, nenhum chute no alvo e  toque de bola sem efetividade.

A etapa final foi melhor, mas não muito.  O Peru, enfim buscou o gol; a Austrália passou a jogar em contra-ataques pelo flanco. Mas ataque perigoso só foi rolar aos 41, quando Mabil cruzou e Boyle chutou para grande defesa de Gallese, que evitou o gol australiano.

Na prorrogação

O jogo foi para o tempo-extra. O estudo e o medo persistiram nos primeiros 15 minutos, com um jogo modorrento de ambos os lados. Curiosamente, no que começou a etapa final, o Peru foi com tudo. Em dois minutos, três grandes chances com Cueva (por cima), Flores (cabeçada na trave) e com Advincula de fora da área. Em dois minutos os peruanos fizeram o que não conseguiram em 105 minutos.

Mas a bola não entrou e as defesas passaram a levar vantagem sobre os ataques. placar em 0 a o e decisão por pênaltis e uma troca no gol australiano: Ryan saiu para a entrada de Redmayne. E ele agarrou o pênalti de Valera, levando a Austrália para a Copa e, com seu jeito diferente de se posicionar nas penalidades, virar o herói do dia.

Nos pênaltis

Para o Peru: Lapadula, Callens, Tapia e Flores acertaram para o Peru; Advincula chutou na trave e Redmayne  defendeu a cobrança de Valera.

Para a Austrália:  Mooy, Goodwin, Hrustic, McLaren, Mabil marcaram para a Austrália;  Gallese defendeu o chute de Boyle

AUSTRÁLIA 0 X 0 PERU (nos pênaltis, 5 a 4)

Repescagem para a Copa do Mundo do Qatar

Data: 13/6/2022
Local: Al Rayyan Stadium, Al Rayyan  (QAT)
AUSTRÁLIA: Ryan (Redmayne, aos 15′ do 2ºT da prorrogação); Atkinson (Karacic, no início da prorrogação), Wright, Rowles e Behich (Goodwin, aos 14′ do 2ºT da prorrogação); Irvine e Mooy; Hrustic, Boyle e Leckie (McLaren, aos 40′ do 2ºT); Duke (Mabil, aos 24′ do 2ºT) Técnico: Graham Arnold
PERU: Gallese. Advincula, Zambrano, Callens e Trauco; Tapia, Penã (Aquino. aos 35′ do 2ºT), González, Carillo (Flores, aos 19′ do 2ºT) e Cueva (Valera, aos 9′ do 2ºT da prorrogação); Lapadula. Técnico: Ricardo Gareca
Gol: –
Árbitro: Slavo  Vincic (SLO)
Auxiliares: Tomaz Kanclinic e Andraz Kovacic (SLO)
VAR: Juan Munuera (ESP)
Cartão amarelo: Atkinson (AUS)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Atlético: Milito admite culpa em primeiro tempo abaixo do esperado

O Atlético venceu o Corinthians, por 2 a 1, na noite deste domingo (28), na…

28 de julho de 2024

O dia do Brasil nos Jogos Olímpicos (28/7): Primeiras medalhas e show de Rebeca

Após passar em branco no quadro de medalhas no primeiro dia dos Jogos Olímpicos, o…

28 de julho de 2024

Haaland: ‘Jogadores, na Euro-2024, estavam fartos de futebol’

O centroavante Haaland não esteve na última Eurocopa, mas, de fora, observou algo importante. Na…

28 de julho de 2024

Atlético-MG promete regularizar situação do gramado da Arena MRV

Os jogadores reclamaram na saída do gramado e a diretoria respondeu. Depois da vitória do…

28 de julho de 2024

Diretor do Vasco crítica arbitragem contra o Grêmio: ‘Pré-condicionada’

O diretor de futebol do Vasco, Marcelo Sant'Ana decidiu fazer um pronunciamento, após a derrota…

28 de julho de 2024

Endrick realiza primeiro treino com o elenco do Real Madrid

O atacante Endrick realizou, neste domingo (28), o seu primeiro treino com o elenco do…

28 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!