-

Com grande atuação do brasileiro Vini Jr, que fez dois gols e deu uma assistência, o Real Madrid confirmou o favoritismo, venceu o Al-Hilal por 5 a 3, neste sábado (11/2) e é campeão do Mundial de Clubes. O jogo foi no Estádio Príncipe Moulay Abdellah, em Rabat, no Marrocos.  Os outros gols do time espanhol foram marcados por Benzema e Valverde, que fez dois. Já Vietto (dois) e Marega marcaram para o time asiático. É o oitavo título do Real.

Veja aqui todos os clubes que já foram  campeões Mundiais

Apesar do torneio ter sido disputado em fevereiro de 2023, é referente à temporada de 2022. Isso porque a Fifa não queria colocar o torneio em dezembro, como costuma ser, mês que teve a Copa do Mundo. Assim, a medida foi para não ter conflito de interesses do torcedor.

Vini Jr comanda vitória do Real Madrid. Afinal, fez dois  gols e deu uma assistência  – Divulgação/FIFA

Primeiro tempo

Ciente da pressão pelo resultado e da diferença dos elencos, o Real Madrid não perdeu tempo e partiu para cima. Logo aos 8, Kross acionou Carvajal, que cruzou na medida para Benzema. O atacante francês, porém, se enrolou com a bola. Não fez falta, afinal, quatro minutos mais tarde, Vini Jr foi acionado pelo próprio colega de ataque, entrou livre na área e abriu o placar. Impiedoso, o Real ampliou aos 17, com Valverde. O uruguaio aproveitou uma bola mal afastada por Jang em cruzamento de Modric.

O Real pisou um pouco no freio e, assim, logo foi pressionado. Aos 25, Marega, francês naturalizado malinês, recebeu de Carillo, arrancou e ganhou de Rüdiger na velocidade. O chute não foi maravilhoso. Porém, entrou com boa colaboração do goleiro reserva Lunin. Pouco depois, o centroavante apareceu novamente e ganhou mais uma do zagueiro, mas agora chutou para fora.

No final do primeiro tempo, ainda houve tempo do Real Madrid acordar novamente. Aos 40, Valverde acionou Benzema, que desperdiçou mais uma oportunidade. Praticamente em seguida, Modric arriscou de fora da área, mas o goleiro agarrou.

Vini Jr conclui para fazer um gol para o Real – Divulgação/FIFA

Virou passeio no segundo tempo

Logo no primeiro minuto da volta do intervalo, Toni Kross chutou da entrada da área e quase marcou. Entretanto, o Al-Hilal respondeu com boa troca de passes, deixando os espanhóis acuados na defesa. O Real, porém, logo ampliou com Benzema. Aos 9, Vini Jr deu um lindo cruzamento de três dedos para o frânces.

Os árabes sentiram o golpe e viram Valverde ampliar na sequência, aproveitando grande passe de Carvajal. O Al-Hilal descontou, com Vietto. O argentino aproveitou grande passe de Abdulhamid e fez de cavadinha.  Mas a noite era mesmo de Vini Jr, que fez o segundo dele no jogo, o quinto do Real. Ele “bagunçou” a defesa, e a bola sobra para Ceballos. Ele fez um drible, mas na hora do chute viu Vini Jr ser mais rápido e fazer o gol. Ainda houve tempo do Al-Hilal descontar, com Vietto, aos 34. Pouco depois, Marega perdeu uma grande chance, o que colocaria ainda mais fogo na reta final da partida.

Bicho-papão?

Com o título, o Real Madrid amplia seus números de maior campeão espanhol, europeu e mundial. Os Merengues têm 8 mundiais. Além do de 2022, eles ganharam em 1960, 1998, 2002, 2014, 2016, 2017 e 2018, além de dois vices (Intercontinental de 1966 e Intercontinental 2000). O time espanhol ainda foi quarto no Mundial de 200 (houve dois mundiais naquele ano, com nomes diferentes). Assim, são 8 títulos em 11 disputas. Mas vale destacar que o Real tem 14 Champions, mas não disputou quatro mundiais nos anos 50 porque o campeonato ainda não existia.

REAL MADRID 5X3 AL-HILAL

Final do Mundial de Clubes
Data:
 11/2/2023
Local: Estádio Príncipe Moulay Abdellah, em Rabat (MAR)
REAL MADRID: Lunin; Carvajal (Vallejo, aos 34′ do 2ºT) , Rüdiger, Alaba e Camavinga; Tchouaméni (Ceballos, aos 16′ do 2ºT), Toni Kross (Nacho Fernández, aos 28′ do 2ºT ) e Modric (Asensio, aos 28′ do 2ºT ); Valverde, Vini Jr e Benzema (Rodrygo, aos 16′ do 2ºT) . Técnico: Carlo Ancelotti
AL-HILAL: Al-Mayouf; Saud, Jang Hyun-Soo, Al-Boleahi e Al-Dawsari, Cuéllar, Kanno, Carillo (Michael, aos 28′ do 2ºT)  e Salem Al-Dawsari (Nasser Al-Dawsari, aos 28′ do 2ºT) ; Vietto (Al-Hamdam, aos 40′ do 2ºT)  e Marega (Ighalo, aos 40′ do 2ºT) .  Técnico: Ramón Díaz
Gols: Vini Jr,  aos 12′ do 1ºt (1-0); Valverde, aos 16′ do 1ºT (2-0); Marega, aos 25′ 1ºt (2-1); Benzema, aos 9′ do 2ºT (3-1); Valverde, aos 13′ do 2ºT (4-1); Vietto, aos 18′ do 2ºT (4-2); Vini Jr, aos 24′ do 2ºT (5-2) e Vietto, aos 34′ do 2ºT (5-3)
Árbitro: Anthony Taylor (ING)
Assistentes: Gary Beswik (ING) e Adam Nunn (ING)
VAR: Ning Ma (CHN)
Cartões amarelos:
Cartão  Vermelhos:

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

 

Comentários