Após votação e aprovação de um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa, o bairro Pau Grande, em Magé, terra natal do ex-jogador Mané Garrincha, se tornou, nesta terça-feira (20), Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
A proposta, de 2019, foi de Renato Cozzolino, atualmente prefeito de Magé, na época, no entanto, deputado estadual. Na justificativa, o ex-parlamentar ressaltou a relação da região com Garrincha somada à importância do ex-atleta para o futebol brasileiro. O Mané é bicampeão mundial (leia mais abaixo).
A relatoria do projeto ficou a cargo do deputado Carlos Minc. O parlamentar garantiu que o objetivo do PL é nobre, sendo que vai homenagear o ex-atleta e reconhecer o bairro. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, então, sancionou a medida.
Agora, o bairro Pau Grande receberá projetos de conservação, além de ser promovido e valorizado.
Aliás, nas leis estaduais, a definição de Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro são “bens culturais de natureza imaterial que expressem e retratem a identidade, a ação e a memória dos diferentes grupos que compõem a sociedade fluminense”.
Melhor camisa 7 de todos os tempos, Garrincha é um dos maiores nomes da história do futebol mundial. Ídolo do Botafogo, o Mané disputou três Copas do Mundo, sendo protagonista nas primeiras duas estrelas bordadas na camisa da Seleção Brasileira (1958, na Suécia, e 1962, no Chile).
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários