O presidente do Barcelona, Joan Laporta, decidiu demitir Xavi Hernández. Assim, mesmo com o técnico, de 44 anos, tendo optado por seguir no cargo até junho de 2025, o mandatário decidiu trocar o comando. A tendência é que o alemão Hansi Flick, ex-Bayern de Munique e seleção da Alemanha, assuma o cargo já na próxima semana.

“O presidente do Barcelona, Joan Laporta, anunciou nesta tarde a Xavi Hernández que não continuará como técnico do time principal na temporada 2024/25. O Barcelona agradece a Xavi pelo seu trabalho como treinador, que se soma a uma carreira inigualável como jogador e capitão da equipe, e lhe deseja toda a sorte do mundo “, diz o comunicado do clube, depois de diversos jornais da Espanha terem noticiado a decisão.

Xavi
Barcelona anuncia o desligamento do técnico Xavi Hernández – Foto: LLUIS GENE/AFP via Getty Images

De acordo com o clube culés, além de Laporta, participaram da reunião o diretor esportivo Deco, o vice-presidente Rafa Yuste e os auxiliares de Xavi, Òscar Hernández, irmão do ex-jogador, e Sergio Alegre.

O treinador ainda comandará a equipe no próximo domingo (26), fora de casa, diante do Sevilla, às 16h (de Brasília), pela última rodada do Campeonato Espanhol 2023/24.

Aproveitamento e temporada em branco

Xavi deixa a equipe com 141 partidas e aproveitamento de 68,7%. Nesse sentido, ele esteve à frente do time nas conquistas do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha em 2022/23. Contudo, o clube passou em branco nesta temporada. Além disso, viu o maior rival, Real Madrid, conquistar a La Liga e ter chance de vencer a Champions.

Conflito interno

Apesar do vice da La Liga, confirmado após a vitória por 3 a 0 sobre o Rayo Vallecano, o desempenho não atende às expectativas da diretoria e da torcida.
Por fim, vale lembrar que Xavi e Laporta já não se entendiam nos últimos meses. Ainda diante do grave problema financeiro que o clube enfrenta nesta temporada. Um buraco de 130 milhões de euros (R$ 724 milhões), segundo o portal The Athletic, da Inglaterra.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

 

Comentários